O seu celular pode ir muito além das chamadas ou para conversa no Whatsapp. Para quem utiliza o smartphone para conferir as redes sociais, tirar fotos ou salvar e-mail pode usar o aparelho de outros modos.

Pensando nisso, resolvemos reunir alguns usos que são desconhecidos. A seguir veja nossa lista com algumas das funções do dispositivo.

Recursos do celular que você não sabe

Algumas funções que você pode fazer com seu celular e talvez não saiba

1 – Fotografar enquanto filma

Hoje todo mundo tira uma foto no seu celular e compartilha na internet. Além disso, com a popularização das redes de vídeos, estes também estão bem populares.

Um fato curioso é que poucos sabem da possibilidade de tirar uma foto e efetuar uma gravação. Esta função pode ser feita em um aparelho Android ou Iphone.

Para o recurso no Android é simples, basta um simples toque na tela enquanto grava o vídeo. Para o Iphone é preciso clicar no botão obturador da câmera (botão branco, próximo ao principal da gravação de vídeo).

Apesar das fotos não serem feitas em alta qualidade (quando usado à câmera) isto vai evitar que você perca algo enquanto grava.

2 – Ler os textos

Para quem está cansado ou impossibilitado de fazer a leitura de um conteúdo, pode solicitar a assistente virtual para a ação.

Par os aparelhos Android, diga “Google, leia meus textos”, no Iphone, “Siri, leia meus textos”. Porém, a função não funciona nas mensagens SMS, mas sim no Whatsapp.

Com o Iphone, peça “Siri, leia as minhas últimas mensagens de Whatsapp”. Logo a assistente faz a leitura e informa de quem é a mensagem e quando chegou, além de interpretar os emoticons.

3 – Acesso restrito aos app

Caso você empreste o seu aparelho, porém, não quer que a outra pessoa veja alguns aplicativos, é possível configurar o telefone como “convidado”.

No Iphone, a função deve ser aberta em “Acesso guiado” (em “Ajustes” e depois “Acessibilidade”).

Para o Android, siga para “Segurança e localização”, ou use um aplicativo como App Lock que tem restrição ao acesso a Google Play e evita baixar qualquer app sem permissão. Com o HexLock o usuário cria diversos perfis no aparelho, algo útil para quem tem filhos.

4 – Nivelar objeto

Caso você vá colocar um quadro ou nivelar uma estante pode usar o aparelho para deixar perfeito. Para os donos do iOS no app “Medir” tem a função “Nível”. Para usar entre na função e coloque no objeto e quando estiver nivelado à tela vai ficar verde.

Como o Android não tem a função ativa use aplicativos como Bubble Level, Level With Voice ou Clinometer.

5 – Detecção de metais

Quem perdeu um anel ou pingente pode usar o aparelho para encontrá-los. No Android, com o app Detector de metais, assim como este mesmo app para Iphone (disponível na App Store), basta baixar o programa.

Depois leve o aparelho pelo local e faça a busca do objeto. Quando for encontrado um alarme vai soar.

6 – Digitalização dos documentos

Caso seja preciso transformar um texto de papel em formato digital, o celular é bastante útil.

Como alternativa vale usar apps como Genius Scan, CamScanner e Office Lens. Todos estes possuem capacidade de converter documento escrito em digital.

O dono do Android pode entrar no Google Drive e ir na opção “Adicionar” e abrir a opção “Escanear”. Logo, a câmera vai abrir, assim é preciso enquadrar o documento, tirar a foto e recortar. Ao escolher “Aceitar” a imagem vai ser salva como PDF.

Os donos de Iphone podem usar o recurso Notas, entre no ícone + e escolha Escanear documentos e siga as orientações da tela.

Gostou das dicas? Não deixe de acompanhar nosso blog para ver mais conteúdo deste tipo!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!