É fundamental manter as suas informações pessoais em segurança e livre do acesso dos aplicativos maliciosos. No iPhone, com a permissão das informações pessoais pelos app pode causar comprometimento dos seus dados.

A maior parte dos programas pede acesso a imagens, contatos, local, câmera e até microfone. Entretanto, nem sempre é necessário ter entrada a estas informações.

Muitas vezes, ao liberar estas permissões os seus dados pessoais ficam expostos para empresas terceiras.

No entanto, com algumas ações é possível proteger os seus dados e impedir a coleta de informações. Para este método basta alterar algumas configurações dentro do seu iPhone.

Diante disso, para manter a privacidade do seu smartphone trazemos cinco dicas que vão ajudar. Acompanhe a seguir.

1 – Desative a localização

Alguns apps acabam coletando as informações do dia a dia. De acordo com o jornal New York Times, estes registros tem uma precisão de metros e podem chegar a 14 mil atualizações por dia. Com isto, o usuário tem seus hábitos monitorados e podem ser vendidos para empresas de marketing e publicidade.

5 passos para ativar a privacidade e segurança no iPhone

No iPhone, o acesso à localização pode ocorrer individualmente para cada aplicativo e o registro do seu local durante o uso, sempre ou nunca. Neste caso o ideal é informar sua localização somente para os serviços que necessitam, como apps de GPS ou mapas.

Para desativar a localização ou configurar o acesso de cada um vá em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização. 

2 – Acesso a câmera

Alguns programas pedem o acesso à câmera, algo comum para os programas que precisam de imagens. Mas aqueles que não utilizam é preciso recusar esta solicitação. Para desativar o acesso à câmera entre em Ajustes > Privacidade > Câmera.

5 passos para ativar a privacidade e segurança no iPhone

3 – Acesso ao microfone

Alguns apps usam o microfone para gravar dados, mensagens, som do ambiente ou vídeo. Se você acredita que um programa não precisa captar o seu áudio desative o acesso em Ajustes > Privacidade > Microfone.

5 passos para ativar a privacidade e segurança no iPhone

4 – Live Photos

O Live Photos grava 1,5 segundo antes e depois da imagem, porém, pode capturar algo que você não deseja. Para desabilitar o recurso, basta clicar no ícone de “sol”, que fica na central da tela de captura da câmera.

5 passos para ativar a privacidade e segurança no iPhone

5 – Ocultar a pré-visualização de mensagens

Quando o celular está bloqueado as notificações aparecem com uma prévia das mensagens. No entanto, este tipo de ação pode expor conversas pessoais e causar problemas.

5 passos para ativar a privacidade e segurança no iPhone

Como alternativa, vale restringir a exibição das mesmas. Para ocultar a pré-visualização entre em Ajustes > Notificações > Mensagens > Pré-visualizações. 

Gostou das dicas? Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para ler sobre tecnologia.