Os usuários do Android podem usar os recursos nativos para economia de bateria. As funções do sistema, como a Bateria Adaptativa e Modo Doze podem permitir uma sobrevida no aparelho e garantir que tenha carga até o final do dia.

Outra opção é interromper o uso dos apps em segundo plano, assim mantém mais energia no dispositivo. Além disso, vale usar apps externos para reduzir o consumo.

Para ajudar, confira a lista com as dicas que separamos para economizar a bateria no Android.

Economia de bateria no Android

#1 Modo Doze (otimização de bateria)

5 passos para economia de bateria no Android

O modo doze, quando ativo, aciona o modo soneca e permite que o sistema fique em repouso, assim os apps não acessam a rede para atualização.

Para gerenciar, siga em Modo Doze, acesse Configurar > Bateria > e escolha os três pontinhos nas opções em “Otimização de bateria”.

#2 Bateria adaptativa e brilho adaptativo

5 passos para economia de bateria no Android

O recurso adaptativo mapeia os hábitos e analisa as necessidades dos usuários. O recurso permite limitar o consumo de energia da função ativada por padrão e pode ser conferida em Ajustes > Bateria > Bateria adaptativa.

O brilho também pode ser reduzido conforme o uso padrão nos ambientes. Automaticamente o sistema aprende. Para ativar siga em Configurar > Tela > Brilho adaptativo.

3# Desinstalar os apps desnecessários

bateria

O Android informa quais apps estão consumindo mais bateria e qual foi utilizado ativamente. Para acesso vá em Configurar > Bateria, e veja os que estão gastando. Toque em um deles e desative a chave “Permitir atividade em 2º plano”. Ainda, procure verificar se todos os programas instalados estão ocupando espaço e memória, se sim, desinstale.

4# Economizador de Bateria

bateria

O economizador de bateria pode ajudar a bateria durar mais, assim o recurso pode fazer os apps hibernar e interromper os serviços de localização, quando a tela está bloqueada e bloquear o comando “Ok, Google” entre outros.

A função pode ser ativada na Central de Notificações, em Configurar > Bateria e ative a chave “Economia de Bateria”. Ao selecionar a opção, é possível ativar o acionamento automático quando a bateria estiver de 15% ou 5%. A função ativa o Android e fica com a cor laranja nos menus.

5# App externo

Para economia de bateria no Android vale optar por alguns apps, como o MAX Battery e o  dfndr Battery. Estes executam tarefas para diminuir o consumo dos programas e proporcionam uma maior autonomia da bateria.

#Dicas extras

Em casos de emergência, se você tiver com a bateria quase no final e precisa de alguns truques para melhorar a autonomia, veja abaixo:

  • Ative o Modo Avião;
  • Coloque o limite de tela para 30 segundos;
  • Desative os sons e a vibração;
  • Diminua o brilho ao máximo;
  • Feche os apps;
  • Habilite o Modo Não Perturbe e interrompa as notificações;
  • Para os aparelhos com o Android 10, ative o Modo Escuro.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para garantir a economia de bateria no Android. Não deixe também de acompanhar nossos canais para ler outras novidades.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!