A prestação de serviços 3G em nosso país não é muito satisfatória, e os clientes das operadoras precisam lidar diariamente com as falhas de conexões. Muitos pacotes de planos pré e pós-pagos oferecem uma média de 100 MB de navegação e se você usa muito a web, provavelmente a conta vai vir alta no fim do mês. Portanto, confira algumas dicas para economizar o 3G de seu smartphone.

Contrate um plano de acordo com suas demandas

Se você usa muito a internet do tablet ou do aparelho celular para atividades como escutar músicas, baixar vídeos, entre outras, a ideia é contratar um plano de no mínimo 500 MB. Isso reduz a chance de você ter a velocidade diminuída ou ainda ganhar uma cobrança a mais na fatura. Mas, se sua demanda de consumo não é tão extravagante, a sugestão é contratar um plano de ao menos 250 MB, que certamente conseguirá dar conta do recado sem maiores problemas ou sustos na conta do fim do mês.

Desligue a internet quando não usá-la

Quando você não for usar a conexão, desative o 3G do seu aparelho. Isso porque mesmo em espera, os apps do tablet ou do celular ficam sincronizados com as redes sociais, sites abertos, e-mails, entre outros aplicativos. Ao desligar a internet enquanto não estiver usando, você utiliza menos o plano e consequentemente economiza na conta, evitando surpresas desnecessárias.

Não abuse do GPS

Você sabia que utilizar o GPS requer muito do seu plano de 3G? O tráfego do recurso é intenso, mas você pode economizar usando o Google Maps no smartphone sem a necessidade de estar conectado ao 3G ou ainda testar as versões que armazenam os mapas no aparelho através da memória.

Dê preferência ao Wi-Fi

Sempre que for possível, fique conectado ao Wi-Fi. Muitos estabelecimentos oferecem web sem fio que pode ser usada livremente. Portanto, aproveite enquanto estiver nestes lugares para usar a web free e deixar o 3G desligado. Lembrando que não é indicado usar apps bancários ou realizar alguma transação financeira em uma rede aberta em que você não sabe se é confiável.

Não deixe a geolocalização ligada

Serviços que possuem a geolocalização como o Instagram, por exemplo, usam o 3G e são verdadeiros inimigos quando o assunto é economia. Para ligar ou desativar os dados é só ir até Configurações/Contas e sincronização, e depois marcar a opção que você deseja. Bem fácil!

Aplicativos podem ser úteis na economia

Alguns apps ajudam você a controlar as despesas com a web. O melhor de tudo é que a maior parte dos aplicativos não custa nada, para sua maior comodidade. Se seu aparelho funciona sob o sistema Android, o PSafe Total Android é uma ótima opção de aplicativo. Já o Iphone conta com uma ferramenta nativa que mostra todas as despesas da internet.

E você, como faz para economizar o 3G de seu smartphone e dessa forma não levar sustos com a conta? Tem alguma dica que não foi citada aqui e acredita que seja muito útil? Comente conosco!