Você sabe proteger seu smartphone? Podemos comprar online, enviar mensagens, fazer uma transferência, navegar pelas redes sociais.

Entretanto, boa parte dos usuários de dispositivos móveis não tem ciência de como as ameaças virtuais podem afetar seus aparelhos. Mas não é motivo para paranoia, simples ações vão fazer com que se sinta mais seguro.

Veja algumas dicas úteis para proteger os smartphones.

1 – Atenção aos links desconhecidos

Hoje existem diversas ameaças virtuais, como “scams” ou “ataques fishing”. Isto acontece quando recebemos uma mensagem que simula uma fonte confiável (banco, loja, operadora de telefonia etc). Sempre este tipo de golpe solicita cadastramento de um dado pessoal.

Existem diversas formas para induzir o usuário a clicar em links e isto acaba coletando seus dados para roubo de informações. Antes de digitar verifique se o site ou o link é confiável.

2 – Autenticações em dois fatores

Para proteger seu smartphone procure deixar ativa a autenticação em dois fatores. Este recurso ajuda a proteger as suas informações, pagamentos, fotos e arquivos.

Autenticação em dois fatores

3 – Verifiquem se o Wi-Fi público é confiável

Antes de conectar a uma rede aberta, veja se ela é segura. Um exemplo é o app DFNDR Security. A ferramenta possui a função “Wi-Fi Check” que fará a checagem do nível de segurança e indica se pode ser usada.

4 – Mantenha seu sistema atualizado

O sistema operacional atualizado garante que o usuário utilize ao máximo todos os seus recursos. Além disso, ele também protege suas informações.

O aparelho com uma versão atual tem capacidade de evitar falhas de segurança ou vulnerabilidades. Ou seja, não se esqueça de atualizar sempre que for pedido.

5 – Usem senhas em aplicativos e fotos

Ao usar senhas extras é possível garantir a proteção das suas informações. Entretanto, procure usar senhas diferentes, inclusive não use a mesma para desbloquear o aparelho.

6 – Baixe aplicativos de fonte segura

Existem alguns aplicativos que são oferecidos de forma independente. No entanto, para evitar riscos, procure usar lojas de aplicativos de empresas reconhecidas no mercado.

Gostou das dicas para proteger seu smatphone? Tem alguma outra sugestão? Deixe sua opinião nos comentários.