Recentemente, o Instagram liberou o recurso de compras no aplicativo. O serviço já esta disponível no Brasil e a novidade facilita a vida dos varejistas.

Através da função é possível obter informações sobre produtos, especialmente o preço, entre outros detalhes. Inclusive os links diretos direcionam os usuários para as lojas oficiais. Ou seja, basta fazer o cadastro e completar a transação.

Com a atualização, o intuito da rede é atrair os perfis comerciais. Deste modo, o aplicativo enxerga o potencial para o crescimento e monetização da plataforma.

Antes de ser lançado no Brasil foram feitos testes com as lojas Nama (de objetos de decoração feitos em impressora 3D) e a AMARO (moda feminina). Ainda também foram feitos testes no Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Itália, Austrália e Espanha.

O objetivo do Instagram é trazer o perfil das marcas e lojas para o público como uma vitrine virtual. Hoje é comum fazer a postagem dos produtos, mas com este recurso fica mais fácil comprar.

Com a localização dos artigos e uma compra mais eficiente, fica muito semelhante à marcação de amigos nas fotos. Ao ver a sacola de compras no canto superior ele já sabe que o produto já está anunciado para compra.

As lojas já podem vender seus produtos direto no Instagram.

Como ação, basta tocar na imagem para ter todos os detalhes como o preço. Ainda ao clicar em “comprar agora” o usuário vai ser direcionada a loja, para efetuar o cadastro e adquirir o produto.

Lembrando que a rede social não recebe comissões das vendas realizadas em sua plataforma.

Como ativar o recurso compras direto no Instagram

Conforme o Instagram, toda conta comercial já tem a função de compras direto no aplicativo. Para usar, basta fazer nove publicações utilizando o formato, assim a aba de compras vai ser habilitada.

Em seguida, já é possível fazer a marcação de produtos e inserir todas as informações. Além disso, essa função pode ser feita em fotos simples ou então nos carrosséis de imagens.

Mas e vocês leitores o que acharam do recurso de compras direto no aplicativo Instagram? Deixe sua opinião nos comentários.