Na última segunda-feira (05) a Apple apresentou as funções da nova versão de seu sistema operacional, o iOS 11. De primeira, já foi revelado que a atualização chegará para todos os usuários a partir de setembro deste ano.

No site oficial da fabricante já é possível conferir a prévia do que o iOS 11 é capaz de fazer. Alerta de spoiler: é notável que, dessa vez, a Apple colocou o iPad à frente do iPhone, já que as novidades para o tablet são bem mais atraentes.

Central de ControleCentral de Controle

A Central de Controle pode ser acessada pelo usuário ao arrastar a extremidade inferior para cima. Hoje, no iOS 10, aparecem duas abas: uma destinada para controle de ferramentas diversas – Wi-Fi, Bluetooth, AirDrop, lanterna, câmera, etc – e outra para o player de música. 

Agora, o iOS 11 permite personalizar a Central de Controle com os ajustes que você mais utiliza. Além disso, usuários do iPhone 6s ou superior poderão utilizar o 3D Touch para expandir ainda mais comandos.

iPad: Novo Dock

Como dito anteriormente, a Apple não economizou nos novos recursos para o iPad. Isso porque a empresa americana deseja que as funções do tablet sejam similares ao macOS, presente no iMac e MacBook.

iPad Novo DockO Dock é aquela a barra localizada na parte inferior da tela de início. Com o iOS 11 ele pode ser personalizado com todos os seus apps favoritos, além de sugestões inteligentes feitas pelo próprio sistema. Outra novidade é que o Dock poderá ser acessado a partir de qualquer aplicativo – como acontece no macOS.

Siri Ainda Mais Inteligente

A Siri não ficou de fora das novidades do iOS 11. Além da promessa de uma voz mais suave, a assistente pessoal está ainda mais inteligente e poderá fazer sugestões antes mesmo de serem pedidas. Tudo isso através das informações que ela guarda (todas devidamente criptografadas).

Dispositivos Compatíveis

Como nem tudo são flores, alguns dispositivos ficaram de fora dessa atualização. Cruze os dedos e torça para que um deles não seja o seu!

iPhone: iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 5s.

iPad: iPad Pro 12,9’’ (2ª geração), iPad Pro 12,9’’ (1ª geração), iPad Pro 10,5’’, iPad Pro 9,7’’, iPad Air 2, iPad Air, iPad (5ª geração), iPad mini 4, iPad mini 3, iPad mini 2.

iPod: iPod touch (6ª geração).

Pronto, agora é só esperar até setembro! Para os mais apressadinhos, a versão beta do sistema estará disponível até o final de junho.