O Google Protect foi inserido com o objetivo de proteger os usuários e manter a segurança da loja e também combater os apps falsos na Play Store. No entanto, nem sempre estas medidas ajudam contra os arquivos maliciosos.

Todo os dias, novos aplicativos são inseridos na loja do Google. No entanto, mesmo com o Protect é possivel cair em um golpe. Diante disso, é preciso tomar cuidado para ficar livre destas ameaças e manter o seu smartphone seguro.

Pensando nisso, criamos este artigo que vai lhe ajudar a identificar os apps falsos na Play Store. Para escapar veja nossas dicas a seguir.

Fique livre dos apps falsos na Play Store!

Google Play Protect

Apps falsos na Play Store: como proteger-se contra eles

Conforme o Google, todos os aplicativos antes de chegar até a loja passam por testes. Caso não passem pelas políticas estes são suspensos.

Entretanto, um modo de garantir a segurança é por meio do Play Protect. Para isto, basta entrar na configuração (menu três traços) e assim é possível conferir os aplicativos que foram analisados.

Além disso, é possível fazer uma nova verificação, basta seguir para área de atualização, assim já vai ser visto o símbolo do Play Protect. Se algo malicioso for encontrado, o Android vai informar o usuário e até apagar o mesmo.

Aplicativos com cópias

Diariamente a loja do Google recebe novos programas, inclusive quando um aplicativo fica conhecido, é natural surgirem suas cópias. A maior parte destes programas são inofensivos. Mas alguns podem causar problemas no aparelho, como links suspeitos ou travar o dispositivo.

O ideal é optar sempre pelo aplicativo original, pois este está livre de problemas e segue as diretrizes do Google.

Permissões

Assim como os aplicativos que são cópias, existem também os originais que merecem uma desconfiança. Logo ao baixar o programa, no primeiro acesso é pedido algumas permissões no aparelho.

Ao aceitar você libera o acesso em vários itens, mas existem algumas que são desnecessárias. O ideal é você não permitir, pois existe vários apps que funcionam por quase completo sem esta ação. Além disso, se for algo necessário, o aplicativo pode fazer um novo pedido e você decidir se aceita.

Comunidade

Ao baixar o aplicativo não se esqueça de verificar a análise da comunidade. Neste local estão as classificações e as informações a respeito. Com estes dados fica mais fácil saber sobre o aplicativo na Play Store.

Reveja seus aplicativos

Normalmente os usuários tem o hábito de baixar aplicativos em excesso. Muitas vezes alguns programas não são necessários e acabam ocupando o armazenamento do seu celular. Por exemplo, existem alguns aplicativos nativos no seu aparelho que já fazem algo que outro app que você baixou. Neste caso, qual motivo de baixar outro programa?

Com as dicas acima vai ser mais fácil ficar livre dos apps falsos na Play Store. E vocês leitores tem alguma sugestão? Deixe sua opinião nos comentários.