Autenticação em dois fatores: O que é e como ativar

A autenticação em dois fatores está cada vez mais comum em sites, aplicativos e até nas redes sociais. Esta configuração permite que o usuário mantenha sua conta em segurança.

Ou seja, com a verificação em duas etapas é possível evitar que sua conta seja invadida e assim mantenha os seus dados seguros. Apesar de existir há anos, recentemente diversos aplicativos tem adotado o sistema em suas plataformas.

Aplicativos como Whatsapp, Facebook e Instagram, assim como alguns sites do Google, e até no Twitter oferecem esta opção. Para entender um pouco mais do assunto e saber como utilizar no seu dispositivo, veja as explicações a seguir.

O que é autenticação em dois fatores

Para entender como funciona, é preciso saber que através do processo fica difícil roubar sua conta. Por exemplo, se uma pessoa tentar invadir sua conta, mesmo que tiver sua senha isto não é suficiente. Durante a ação pode ser enviado um código SMS para o número cadastrado ou utilizar um aplicativo autenticador.

Lembrando que, ao habilitar o recurso, sempre que for fazer login nas contas vai ser preciso inserir a numeração. Neste caso, com este processo de “duas etapas” dificulta a invasão do hacker e acesso aos seus dados.

Como habilitar

Para ativar a autenticação em dois fatores é necessário entrar nas configurações da sua conta. Ou seja, no site ou aplicativo é preciso verificar no local ou aba “segurança” se existe esta função. Caso a mesma esteja disponível basta seguir as orientações para configurar.

Entretanto, se você experimentou e não se adaptou, no mesmo local é possível reverter o processo. Basta entrar e seguir os passos apresentados.

E vocês leitores, utilizam a autenticação em dois fatores? Acreditam que o recurso funciona? Conta pra gente! Deixe sua opinião nos comentários.