Ícone do site Blog Trocafone

Celulares à prova d´água: conheça os tipos de certificação

Capa blog-post celulares á prova d´água

Usar o smartphone perto da piscina, tirar fotos na cachoeira, deixar o aparelho tocando música na hora de tomar banho ou simplesmente evitar danos em um dia de chuva. São muitos os motivos que podem levar alguém a querer um celular à prova d´água. Mas será que essa proteção realmente funciona? 

Ao contrário do que muitos pensam, esses celulares não são feitos para serem usados embaixo da água. Eles possuem maior resistência ao contato com a água e com a poeira, diminuindo as chances de os dispositivos serem danificados.

Apesar de ter essa defesa extra, a recomendação ainda é a mesma: preservar os aparelhos em locais secos e limpos. Veja, a seguir, como funcionam os diferentes tipos de certificação de resistência à água e quais aparelhos possuem essa função. 

Certificações de resistência à água

A classificação dos aparelhos, de acordo com o grau de proteção a fatores externos, leva em consideração o grau de resistência a líquidos de água doce, ou seja, nenhum celular tem garantia de preservação em contato com a água do mar ou com substâncias químicas. 

O nível de resistência à água é medido por um indicador chamado Ingress Protection (IP), que, em português, pode ser traduzido como “proteção de entrada”. O que muita gente não sabe é que esse padrão internacional também indica o grau de preservação em contato com a poeira.

A medida é apresentada da seguinte maneira: primeiramente, é colocada a sigla IP. Depois do “IP”, a certificação conta com dois números. O primeiro, relacionado à poeira, varia de 0 a 6. Já o segundo, que é relativo à proteção da água, pode variar entre 0 e 8. 

Quando há um X no lugar do número, significa que não há informação sobre aquela taxa. Acerca da à poeira, a classificação do IP é feita segundo critérios: 

O segundo dígito é especificado de acordo com as seguintes avaliações:  

Todas essas medidas são estabelecidas após diversos testes. Os fabricantes de smartphones, como Apple, Samsung, Motorola, Xiaomi e LG, seguem regras rigorosas para fazerem esse controle. 

Para entender, na prática, quais são as diferenças entre os tipos de categorias, veja os exemplos mais comuns de certificação e seus respectivos níveis de cobertura. 

Os celulares com IP65 são preservados contra jatos de água, podendo ser danificados se submersos ou em contato com poeiras mais grossas. 

Já os IP67 suportam até 30 minutos em uma profundidade de 1 metro de água e protegem o dispositivo se estiver em contato com a poeira. O IP68, considerado o mais avançado, oferece resistência de até 30 minutos em 1 metro e meio de água e proteção contra poeira.

Modelos à prova d´água para comprar em 2022

Se você está procurando um celular mais resistente à água, indicamos os aparelhos com certificado de proteção IP68. Separamos uma pequena lista com alguns smartphones com IP68 das principais marcas disponíveis atualmente no Brasil: 

Celulares Samsung à prova d ‘água

Celulares Apple à prova d ‘água

Celulares Xiaomi à prova d ‘água

Celulares LG à prova d ‘água

Por serem aparelhos seminovos, a garantia da Trocafone não cobre danos causados por contato com água, mas todos os nossos celulares são funcionais e estão prontos para uso. Confira todos os nossos smartphones disponíveis e aproveite as melhores ofertas!

Analista de Conteúdo da Trocafone. Formada em memes e fofocas pela faculdade da vida, e Jornalista e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Adoro olhar produtos de decoração de casa que nunca vou comprar, mas é uma prática que não recomendo. Aqui, vamos falar sobre tecnologia, sustentabilidade e smartphones.

Sair da versão mobile