Já ensinamos por aqui como recuperar fotos perdidas no iPhone/iOS e agora chegou a vez dos smartphones com sistema operacional Android.

Portanto, não se desespere caso tenha apagado uma foto sem querer no seu celular Android, pois existem algumas maneiras de recuperá-las. Confira a seguir:

1. Utilize o Google Fotos

Se você já utiliza o Google Fotos como backup da sua galeria, todos os arquivos ficarão salvos de forma automática no app. Sendo assim, é a maneira mais fácil de não perder uma foto ou vídeo importante.

Se você utiliza o Google Fotos como a própria galeria, basta acessar o “Menu” no canto superior direito da tela > “Lixeira” > selecionar os arquivos desejados > selecionar opção “Restaurar” (símbolo em formato de seta ao lado da lixeira) e pronto!

Recupere com o Google Fotos

2. Utilize aplicativos específicos para recuperação

Alguns aplicativos funcionam como um scanner e identificam imagens e vídeos que foram apagados do aparelho. O DiskDigger, por exemplo, possui interface simples e diversas ferramentas como filtro de busca.

Ao abrir o app, acesse “Iniciar Varredura Básica de Fotos” > espere os arquivos serem carregados > selecione a foto ou vídeo desejado > toque em “Recuperar” na parte superior do app. Você pode salvar o arquivo na galeria do seu dispositivo ou mandar diretamente para algum serviço de armazenamento na nuvem.

Utilize aplicativos de recuperação

Se o seu aparelho possui acesso root, o DiskDigger oferece opções ainda mais avançadas.

3. Utilize um software de recuperação no computador

Essa é uma opção mais drástica e deve-se tomar um cuidado especial ao realizá-la. Geralmente, deve ser feita por quem é familiarizado com programação de smartphones.

O software Wondershare Dr. Fone é um dos mais recomendados para fazer esse tipo de recuperação de arquivos. Para utilizá-lo, lembre-se de desligar o aparelho ou, pelo menos, a conexão com a internet (dados móveis ou Wi-Fi) assim que uma foto ou vídeo for excluído. Isso é necessário porque os dados desaparecerão permanentemente da memória flash somente quando forem substituídos por novos.

Viu como é fácil recuperar fotos no Android? Conte-nos sua experiência e compartilhe outras dicas com os usuários!