Há algum tempo, escolher a configuração do celular era simples, as funcionalidades eram restritas. No entanto, os smartphones trouxeram uma nova realidade, em que um único aparelho realiza as mesmas tarefas de um computador.

Com isso, as pessoas querem trocar seus aparelhos mais simples por dispositivos aprimorados. Entretanto, grande parte dos consumidores têm dúvidas sobre qual é o aparelho ideal.

O que avaliar na configuração do celular na hora da compra? Entenda bem sobre configuração de celulares, sistema operacional, memória, câmera, duração e desempenho da bateria com as dicas de hoje!

Smartphone

Smartphone ou telefone inteligente é uma tendência que cresce diariamente no mercado. Tudo graças às facilidades que os aparelhos oferecem a partir de suas tecnologias.

Sendo assim, alguns detalhes são fundamentais e precisam ser entendidos. O Hardware (parte interna/peças do aparelho) e o Software (Sistema operacional) são responsáveis por tudo que os dispositivos fazem.

Em outras palavras, um smartphone é um pequeno computador, graças às inúmeras tarefas que os aparelhos realizam.

Configuração do celular

Cada um tem uma preferência diferente quando o assunto é comprar um smartphone novo, variando entre a cor dos aparelhos e funções. Uns gostam de câmeras avançadas nos dispositivos, outros preferem rapidez para navegar na Internet e, ainda vale lembrar, que existem adeptos de dispositivos com telas grandes e pequenas.

Esses fatores são apenas alguns exemplos de configuração, que de forma mais simples, nada mais é do que características de um determinado aparelho. Entretanto, outros fatores são fundamentais na hora de escolher um celular novo.

Se você quer mais rapidez, prefira aparelhos com processadores mais rápidos e que possuam mais memória RAM — memória interna do dispositivo. Dessa forma, você ficará satisfeito com o resultado.

SO (Sistema Operacional)

Um fator essencial na hora da escolha por um novo smartphone é o sistema operacional do aparelho. Tecnicamente chamado de Plataforma, é um grande diferencial, tendo em vista as opções de aplicativos e o suporte para futuras atualizações.

O objetivo não é considerar o melhor sistema do mercado, a questão a ser avaliada deve ser qual sistema atenderá melhor sua necessidade. Por isso, não se esqueça, escolha plataformas conhecidas!

Dentre as principais, o destaque fica para o iOS (iPhone), Android e Windows Phone. As três plataformas são bem conhecidas e simples de usar, ainda assim, antes de decidir por uma delas, o ideal é ir até uma loja e testar para ter certeza da compra.

Configuração de celular ideal

Um fator muito importante que deve pesar na hora de decidir por um novo aparelho é ter certeza que o dispositivo oferece tudo que você realmente precisa. Nem sempre o aparelho mais caro é a melhor opção.

No mercado existem muitas opções, por isso, é essencial que você entenda sua real necessidade para ter um bom custo-beneficio. Existem basicamente dois tipos de consumidores quando a questão é smartphone: aqueles que utilizam muitas funções, como câmera, internet, jogos e aplicativos pesados e outros que desejam apenas fazer, receber chamadas e ter algum aplicativo de mensagens instantâneas.

Portanto, avalie em qual destas opções você se encaixa. Isso ajudará bastante na hora de escolher o aparelho ideal.

Memória

A memória do dispositivo é fundamental para a qualidade na realização das tarefas. Os aparelhos trazem a memória RAM, em que são realizados os processos internos do aparelho, e a externa, que normalmente é um cartão micro SD onde ficam armazenadas as fotos, vídeos e alguns aplicativos.

Dessa maneira, é importante avaliar a quantidade de memória RAM que o aparelho disponibiliza, pois quanto menor, mais difícil será para o dispositivo realizar tarefas mais exigentes. Se você pretende usar muitas funções, na hora da compra, avalie a quantidade de memória do dispositivo e faça uma boa escolha.

Câmera

A câmera é um diferencial, mesmo que para alguns não seja um item indispensável, ter qualidade na hora de tirar uma foto com o celular é bem interessante! Se, para você, um smartphone precisa de uma boa câmera, não se esqueça de avaliar as opções antes de fechar o negócio. O ideal é que a resolução inicie ao menos em dois megapixels, para garantir o mínimo de qualidade nas suas fotos.

Outro detalhe que merece atenção é se o aparelho apresenta função de gravar vídeo, tarefa que cedo ou tarde pode ser útil. Além de contar com flash na hora da foto, alguns aparelhos trazem função de vídeo chamada, que nada mais é do que ligações em que você vê e ouve a outra pessoa.

Como esse serviço é pouco utilizado no Brasil, aplicativos específicos solucionam facilmente o problema. Mas nesse caso, uma boa câmera faz diferença.

Quer conhecer mais sobre as melhores os smartphones com as melhores câmeras? Clique aqui e veja um comparativo!

Bateria

As configurações dos celulares exigem muito da bateria, graças à evolução dos aplicativos que permitem a realização de atividades mais difíceis. Por mais avançadas que sejam as baterias, elas não acompanham as funções que os smartphones realizam.

A capacidade da bateria é repassada pelos fabricantes em mAH, desse modo, deve você deve levar em conta o sistema operacional, forma de utilização do aparelho e tamanho de tela, para ter uma ideia melhor da duração. Vale lembrar que o tempo de duração da bateria indicado pelos fabricantes é dado devido a testes, no uso diário pode haver diferenças. Com o tempo, a tendência é que as baterias diminuam sua capacidade de carga, piorando sua funcionalidade.

Quer entender mais sobre isso? Clique aqui e aproveite!

O que achou das dicas de hoje? Ainda tem duvidas sobre configuração de celular? Divida sua opinião com a gente pelos comentários no post!