Muitos usuários talvez não saibam, mas os aplicativos costumam armazenar informações não somente na memória interna do aparelho – aquela que podemos escolher entre 16 GB, 32 GB, 128 GB, etc. Eles também armazenam dados na chamada memória RAM do smartphone, aquela que não temos como optar.

Quando essas informações ficam acumuladas, ao contrário do armazenamento interno, que emite um aviso de “memória cheia”, a resposta do dispositivo chega através de lentidão e travamentos. Dessa forma, alguns desenvolvedores pensaram em aplicativos responsáveis pela limpeza da memória RAM, sobretudo de dados armazenados em cache.

Confira abaixo opções gratuitas que oferecem ferramentas para otimizar o desempenho do seu aparelho Android, encerrando recursos que não estão sendo utilizados e analisando quais apps estão “tomando conta” do seu smartphone.

1. RAM Booster & CleanerRAM Booster & Cleaner

O RAM Booster & Cleaner é um dos apps mais simples da categoria e, por isso, provavelmente o mais fácil de utilizar. Seu objetivo é limpar a memória RAM através da finalização de tarefas dispensáveis dos aplicativos instalados no celular. Essa limpeza faz com que seu dispositivo fique mais ágil.

 

RAMBooster Ultimate Pal2. RAM Booster Ultimate Pal

Limpe facilmente as informações armazenadas em cache do seu Android com o RAM Booster Ultimate Pal. As duas principais vantagens desse app são os ajustes automáticos e a disponibilidade para versões mais antigas do sistema, que são os aparelhos mais atingidos pela lentidão.

3. Clean MasterClean Master

Com interface simples e intuitiva, o Clean Master é um otimizador para Android que efetua a limpeza de cache, histórico da web, arquivos descartáveis e outros itens que podem comprometer o desempenho do sistema de seu smartphone. Além disso, ele também funciona como um antivírus.

 

4. Android BoosterAndroid Booster

O Android Booster, além de otimizar a memória e o funcionamento do celular com apenas um toque, ainda é capaz de melhorar o desempenho da bateria para durar mais tempo sem precisar recarregar. O app possui também um gerenciador de arquivos e desinstalador para outros programas.

 

Pronto, agora basta escolher o mais fácil de usar! Seu Android ficará mais leve e fluído como se tivesse acabado de sair da caixa.

 

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!