O que seria da nossa rotina sem os smartphones? Calculadora, internet, serviço de troca de mensagens instantâneas, aparelho de música, vídeo, câmera fotográfica, mapa, jogos… Ufa! Os serviços oferecidos pelos celulares hoje em dia são incontáveis. Mas não se engane, há sempre espaço para mais, e as grandes empresas do setor não descansam. A próxima novidade que em breve estará ao seu alcance é o Android Pay — um serviço de pagamento com celular que poderá ser usado em lojas físicas e on-line. Leia este post para saber mais sobre o assunto:

Como o Android Pay funciona

Esse lançamento é um aplicativo que você poderá baixar como qualquer outro no seu aparelho Android. Nele, você irá cadastrar seus cartões de crédito e débito, conforme sua vontade, e estará apto para realizar os pagamentos. Como? É muito simples: não é preciso nem abrir o programa em si. Basta desbloquear a tela do seu celular e aproximá-lo de um terminal do Android Pay. Pronto, a transação estará concluída.

O aplicativo também servirá para realizar pagamentos on-line. A vantagem se dá pelo fato de que você não vai mais precisar preencher os longos (e por vezes chatos) formulários com seus dados e número do cartão. Uma vez que você dá suas informações para o Android Pay, ele já deixará tudo guardado, e suas compras poderão ser finalizadas no curto espaço de tempo que leva um clique na tela.

Segurança

E se roubarem meu celular, vão poder sair por aí fazendo compras com meu aparelho? Não é bem assim! A confirmação das transações só será realizada a partir de um identificador biométrico de impressão digital, o que garante o uso individual e exclusivo do Android Pay do seu celular. E em caso de roubo, é fácil evitar maiores problemas. Basta acessar o Gerenciador de Serviços Android (Android Device Manager) pelo computador, desabilitar o dispositivo e apagar todas as informações contidas. Tudo isso pode ser feito com muita rapidez e facilidade.

Chegada no mercado

Ainda não existe uma data oficial para o lançamento desse novo sistema de pagamento com celular. Entretanto, o serviço já foi anunciado oficialmente pelo Google e não deve tardar para ficar disponível para download no Google Play. Acredita-se que a empresa esteja preparando uma ação de marketing para lançar o app junto com o novo LG Nexus 5 (2015) — mas nada foi confirmado.

Muitas empresas já fecharam acordo com o Google para fazer parte da rede de abrangência do Android Pay. Entre elas estão marcas do setor de moda, como Aeropostale e Bloomingdale’s, até o setor alimentício, como Subway, McDonald’s e a pizzaria Domino’s. O site de compras coletivas Groupon também está na lista, assim como o aplicativo de transporte Uber.

Ficou entusiasmado com o Android Pay? Conte para a gente, nos comentários, quais são as suas expectativas a respeito desse sistema de pagamento com celular! Aproveite e dê uma olhada no catálogo de promoções da Trocafone e garanta um Android moderno, que poderá usar esse serviço em breve!