A cada ano, o Google procura trazer o máximo em inovação tecnologia para o sistema operacional Android. Em sua versão de número 5.0, apelidada de Android Lollipop, foi introduzida uma série de funcionalidades novas, além de ter muitas correções de bugs importantes e refinamento de funções já existentes.

Para quem utiliza um smartphone com sistema operacional Android, há muito o que aproveitar no Android Lollipop. Entre as principais novidades estão mudanças na forma de desbloquear a tela, um novo sistema para recuperar seus dados de um celular anterior, uma renovação completa no visual, entre outros.

Veja abaixo as 7 principais mudanças do Android Lollipop:

1. Design sofisticado

O Android Lollipop marcou um recomeço visual para o sistema operacional. Baseado completamente no estilo “material design” desenvolvido pelo Google para as suas plataformas web, conta com visual simples porém sofisticado que vai chamar a atenção. Com cores vivas e menus minimalistas, o Android Lollipop não só traz várias funções novas como também um visual bonito e funcional.

2. Nova tela de bloqueio

Para o Android Lollipop, o Google reformulou o visual da tela de bloqueio, dando maior espaço para notificações. Assim, logo ao ligar a tela, o usuário consegue ver tudo o que perdeu de importante. Também é possível interagir com estas notificações, podendo abri-las e até responder e-mails e mensagens diretamente por lá.

3. Tap and Go

Para quem troca de smartphone com frequência, o recurso Tap and Go é essencial. O Android Lollipop traz esta novidade que, por meio do chip NFC, extrai os dados do aparelho antigo e instala tudo no novo. Assim, você tem todos os seus dados e aplicativos no novo celular sem trabalho algum.

4. Lanterna

O flash da câmera não é só útil para tirar fotos, mas também como uma lanterna para ajudar a ver no escuro. Através de um atalho no menu de controles rápidos, o usuário consegue ativar e desativar esta lanterna com facilidade, economizando tempo e tendo um recurso extra para o seu dia a dia.

5. Desbloqueio inteligente

O Android Lollipop conta com maneiras inéditas de destravar o aparelho, sem precisar recorrer à clássica senha de acesso. Uma delas permite que o destravar a tela usando a imagem do próprio rosto. Outra usa o pareamento com um dispositivo Bluetooth, como um smartwatch. Existe ainda o desbloqueio com base em localização, para quando você estiver em casa ou no trabalho, por exemplo.

6. Múltiplos usuários

Tanto tablets como smartphones que rodem o Android Lollipop agora possuem um sistema que permite o uso por múltiplas pessoas. Basta criar novos perfis e cada um terá configurações e aplicativos específicos. O recurso é ideal para dispositivos compartilhados entre membros da família, por exemplo. Para trocar de usuário, é só acessar o menu de configurações rápidas.

7. Duração da bateria

Um bom monitoramento da bateria é essencial para quem quer poder usar o celular por bastante tempo ao longo do dia. O Android Lollipop chega com uma tela reformulada de informações sobre bateria, sendo possível prever o quanto ela irá durar com base no próprio funcionamento dela. A partir deste gráfico, dá para ver o índice de carga da bateria e o quanto ele diminui ao longo de determinados horários.

Traga mais tecnologia para o seu dia a dia sem precisar gastar muito. Os melhores smartphones capazes de rodar o Android Lollipop estão no catálogo da Trocafone, o lugar ideal para você adquirir o seu smartphone usado a preço justo. Fique por dentro de mais novidades no blog inscrevendo-se no feed e aproveite para deixar um comentário sobre qual a sua novidade predileta do Android Lollipop.