Segundo uma pesquisa recente, nós brasileiros trocamos de celular a cada dois anos em média. Mas, para manter o bom funcionamento do aparelho até a próxima troca, são necessários alguns cuidados obrigatórios.

Por isso, separamos sete boas práticas para conservar seu aparelho em ótimas condições. Confira!

1. Limpe o celular da forma correta

Não existe outra maneira de limpar o celular a não ser utilizando um pouco de álcool isopropílico em um pano seco. Por isso, não faça muitas firulas na hora de higienizar o seu dispositivo. Lembre-se também de não exagerar no álcool para não correr o risco de infiltração do líquido.

2. Mantenha o aparelho em temperatura ambiente

Evite submeter o smartphone a temperaturas extremas. Ambientes com temperaturas entre 15ºC e 30ºC são ideais para não prejudicar o desempenho da bateria ou danificá-la. Por isso, também aconselhamos a utilização de capinhas de borracha ou silicone em locais com temperaturas muito baixas.

3. Não misture outros objetos com o celular no bolso

Chaves, moedas, cartões e outros objetos podem riscar ou trincar a tela do dispositivo. Ao guardar o celular em qualquer tipo de bolso, certifique-se de que não tem mais nada lá dentro. Também é importante mantê-lo longe de recipientes que podem abrir e vazar líquido.

4. Tome cuidados extras ao praticar esportes

O suor também oxida componentes eletrônicos. Portanto, ao praticar esportes, tome o cuidado de utilizar uma braçadeira, por exemplo, ou um case rígido para evitar choques e quedas.

5. Atenção dobrada quando estiver na praia

Sol, calor, areia e água: essas são péssimas companhias para o seu celular. Ao levar o seu aparelho para a praia, mantenha-o em tempo integral na sombra e também dentro de uma capinha (de preferência à prova d’água).

6. Celular no banheiro NÃO!

Casos de celulares que caíram no vaso sanitário são muito comuns. Alguns segundos em contato com a água são capazes de danificar completamente o dispositivo. Além disso, expor o aparelho ao vapor do chuveiro pode causar infiltração de água nos componentes, além de estragar os alto-falantes.

7. Em caso de contato com a água, mantenha a calma!

Se a bateria do seu smartphone for removível, tire-a imediatamente. Se não for, apenas desligue o dispositivo e espere. Não utilize secador de cabelo nesse momento, pois ele pode espalhar a água e superaquecer os componentes. A melhor forma de “secar” o aparelho é deixando-o em um pote de arroz por até 24h, pois ele absorve a umidade. Mas não esqueça o celular no pote por muito tempo, pois as substâncias liberadas pelo arroz em contato com a água podem manchar a tela.

Esses são cuidados simples que podem prolongar a vida útil do seu smartphone. Além disso, aparelhos bem conservados valem mais na hora de trocar por outro aqui na Trocafone.

Gostou da dica? Compartilhe com seus amigos!