Ao publicar uma foto no Instagram, é possível editar não somente com filtros, mas usar outros recursos da ferramenta. Além da boa resolução da câmera do seu smartphone, há outros truques que podem ser usados na hora da edição.

Para quem é adepto ao aplicativo separamos algumas dicas para melhorar a aparência das suas fotos, graças aos filtros e ferramentas de edição do Instagram. Veja a seguir.

Aprenda a criar fotos incríveis com Instagram

1 – Compare com e sem filtro

Antes de enviar a foto, observe se a imagem se mantém clara ou desfocada. Para fazer esta comparação rapidamente, toque em pré-visualização. Segure o dedo para ver a original e solte para ver com filtro.

2 – Intensidade do filtro

Existem alguns filtros que você gosta mais que os outros,mas, o efeito pode ser forte. Porém, é possível alterar esse efeito: com o filtro selecionado, toque na miniatura abaixo da pré-visualização; com o controle deslizante vai ser possível ajudar a intensidade do efeito.

3 – Organizar ou apagar os filtros  Você pode organizar os filtros e selecionar o seus preferidos.

No total, o Instagram possui 40 filtros, mas sempre que vai usar a ferramenta, você opta pelos seus preferidos. O que poucos sabem é que é possível esconder, ou remover para o final da linha.

Para isso, escolha uma foto para postar e depois deslize todos os filtros e toque em Gerenciar. Neste local é possível arrastar e soltar para reorganizá-los. Ou ainda, ao tocar na seleção à direita você pode ocultar para não ficar visível.

4 – Filtros em fotos individuais no álbum

Ao enviar várias fotos para o álbum do Instagram, toque para escolher um filtro abaixo das fotos selecionadas e o mesmo vai ser aplicado em todos. No entanto, é possível escolher um filtro diferente (ou fazer outra edição) de forma individual, basta tocar a foto para exibir os filtros e as ferramentas de editar.

5 – Edições rápidas

Normalmente para edição rápida o usuário segue para Editar e ajustar Brilho, Contraste, Destaques e Sombras. Ainda é possível arrastar o controle deslizante, mas às vezes ele já move direto para o que você definiu. Outra opção é tocar somente na esquerda ou direita do círculo no controle deslizante, pois cada toque movimenta um número.

6 – Veja as edições

Durante suas edições no Instagram você pode esquecer o que foi feito. Para ajudar a ferramenta coloca um ponto cinza abaixo do efeito que você aplicou na foto.

7 – Efeito Lux

Além dos filtros comuns e os itens de edição do Instagram, existe uma ferramenta bastante interessante. O lux fica nas seções de Filtro ou Editar na parte superior do telefone. O ícone de sol, ou Lux, permite equilibrar uma exposição desigual. A ferramenta adiciona detalhes em áreas escuras ou muito claras.

Com estas dicas e truques para as fotos do Instagram vai ser muito mais fácil usar a ferramenta. Você conhece outro? Conta para gente nos comentários.