Os smartphones acabaram virando acessório da rotina, portanto, eles são importantes para o usuário. Como são muito usados é natural que o consumidor queira que o seu aparelho seja rápido. Pensando nisso, vamos abordar no artigo como aumentar a velocidade do seu Android.

Lentidão dos smartphone

Há várias medidas que você pode tomar para melhorar o desempenho do seu Android.

Hoje os aparelhos têm processador, memória RAM e placa de vídeo. Todos estes recursos contribuem para o uso do seu telefone.

Quem já formatou o seu smart sabe que de início ele funciona muito bem, depois de algum tempo de uso pode ocorrer travamento ou lentidão.

Este problema é bem comum, já que conforme o uso e a inserção de aplicativos isto acaba consumindo o dispositivo. Como consequência, acaba descarregando a sua bateria. Para evitar comprar um novo celular, veja como resolver problema.

Saiba como aumentar a velocidade do seu Android

Caso o seu aparelho seja um pouco antigo existem algumas alternativas para melhorar. Como exemplo um novo launcher, como o GO Launcher EX.

O app além de usar poucos recursos, também tem funções que diminuem a entrada no home screen e widgets pesados.

Há ainda os casos dos aparelhos com ‘root’. Estes podem usar como recurso a instalação de uma ROM customizada, com a CyanogenMod, ou usar os de controle de clock (exemplo o SetCPU), para melhorar a velocidade e economizar bateria.

Espaço na memória interna

O telefone celular vem com espaço interno de memória e com cartão SD, onde armazenamos imagens, vídeos ou músicas. Para ter mais espaço no cartão, basta formatá-lo para retirar todos os arquivos. Para executar a formatação, basta ir em Configurações.

Você pode formatar o cartão SD.

A memória interna requer um método diferente. Para limpar arquivos e diretórios que não são mais utilizados, vale buscar um aplicativo de limpeza no Google Play, como o app SD Maid.

Vida útil da bateria

Alguns aplicativos consomem muito a bateria, como a conexão 3G e o GPS. Sempre que possível é bom desabilitá-los. Outra dica para prolongar o uso da bateria é reduzir o brilho da tela, outro ponto que consome muita energia.

Como alternativa para controlar o consumo da bateria, vale utilizar um gerenciador de energia, como o Juice Defender. Entre as funções do app, tem mudança do brilho, configuração da internet entre outros.

Aplicativos antigos

Para aumentar a velocidade do seu Android procure apagar os aplicativos que não são usados. Mantenha este hábito para deixar o sistema otimizado.

Resetar o celular

Há momentos que o Android está muito lento e como opção somente o reset. A função permite que o telefone volte às configurações de fábrica.

Às vezes, a única solução é resetar o celular.

Este tipo de recurso serve apenas para último caso se você não conseguir melhorar o seu desempenho. Para resetar:

  • Entre nas Configurações;
  • Vá em backup e redefinir;
  • Clique em Restaurar dados de fábrica;
  • Escolha “Restaurar telefone”.

Com as opções acima é possível aumentar a velocidade do seu Android e deixar o seu sistema mais ágil.

Gostou das dicas? Tem outra sugestão? Deixe sua opinião nos comentários. Não se esqueça de também de compartilhar a notícia com seus amigos!