Hoje os smartphones estão mais modernos e cada vez mais as fotos no celular estão melhores. Para que isto seja possível, os dispositivos contam com lentes objetivas, monocromáticas e super angulares.

Todas estas lentes garantem formas variadas para uma fotografia, além de influenciar as características das imagens.

Com tanta tecnologia, é preciso entender como funciona cada tipo de lente e como estes conjuntos podem beneficiar os dispositivos. Conheça mais a seguir.

Fotos no celular com lente angular ou grande angular

A lente angular ou grande angular permite uma visão mais ampla, inclusive é conhecida como Wide ou ultra-wide. Este tipo de lente é ideal para cenas abertas em ambientes amplos.

Por exemplo, na hora de tirar uma selfie, a lente aparece nas câmeras frontais, pois garante que todo mundo saia na foto.

Entenda como as fotos no celular funcionam com as lentes teleobjetiva, grande ocular e outras

Entretanto, há limitações para esse tipo de lente. A nitidez estará comprometida se você tentar tirar fotos de algum ponto que esteja distante. Nessas horas, vai ser necessário utilizar o zoom digital e a imagem pode apresentar problemas de qualidade.

Outra limitação da lente grande angular é que ela pode trazer uma distorção. Por exemplo, se o campo de visão for maior que 180º(o olho de peixe) a foto pode ter mudanças.

Fotos no celular com lente teleobjetiva

As lentes teleobjetivas ou “telephoto” garantem uma proximidade de algo distante do usuário. Para este trabalho é feito uma aproximação por meio de distância e curvatura da lente. Através do zoom ótico é possível ter imagens melhores, diferente do zoom digital.

Esta lente é adequada para fotografias a distância e para ampliação de objetos. Logo, com a teleobjetiva perto de algo que deseja fotografar é possível que os elementos fiquem em tamanho maior, algo que os olhos não conseguiriam captar.

Estas lentes são utilizadas pelos fotógrafos esportivos e garantem o detalhe de uma partida de futebol. Com o equipamento adequado e profissional é possível fechar um quadro específico de visão.

Fotos no celular com lente de profundidade de campo

Este tipo de lente permite que o elemento em primeiro plano fique em destaque, enquanto o segundo, desfocado. Este tipo de imagem pode ser efeito bokeh ou modo retrato no celular.

Nas câmeras, este efeito ocorre com a abertura das lentes, mas como no celular as lentes são pequenas a função é mais restrita. Para realizar este tipo de imagem no celular ocorrem várias técnicas de processamento de imagem. Neste caso, há a combinação do quadro feito pela lente angular, que apresenta o quadro aberto da foto, com a percepção de distância e profundidade da cena, possível por meio da lente teleobjetiva.

A combinação da lente grande angular com a teleobjetiva

Para compreender a profundidade de campo é simples, já que a maioria dos smartphones fazem a combinação das lentes angulares e objetivas. Com as múltiplas lentes é possível fazer imagens com variados tipos de desfoque.

Além disso, outro benefício ao unir estas lentes e usar a teleobjetiva é fazer imagens com efeito de zoom, com maior qualidade.

E agora que você sabe como funcionam as lentes pode ajudar na escolha do seu aparelho.  Com a escolha certa é possível tirar fotos no celular de qualidade. Caso tenha alguma dúvida deixe um comentário.