O Google Assistant, serviço inteligente da empresa do Vale do Silício, demorou mas chegou com a intenção de balançar o mercado que até agora era dominado pela Siri, a menina dos olhos da Apple, e a Alexa, o serviço da Amazon.

A empresa revelou a nova função na conferência Google I/O, que aconteceu em maio deste ano. Na ocasião, o Google Assistant foi apresentado como uma combinação oriunda de uma melhoria com o foco na experiência do usuário do Google Now e uma ampliação do serviço de voz que já existia, porém era pouco utilizado, o Ok Google.

Mas, afinal, o que é o Google Assistant?

Pelas palavras do próprio Google, o serviço é um assistente virtual de conversação, que é capaz de, por meio do diálogo, compreender o seu mundo e ajudá-lo nas tarefas do dia a dia. Ele te ajuda a comprar ingressos para o cinema, encontrar um lugar legal para comer algo antes do filme começar e a explorar o cinema, por exemplo.

Além disso, te ajuda a lembrar dos compromissos, enviar e-mails e mensagens instantâneas, procurar informações. É acionado pela voz, assim como a Siri para os usuários do iOS: basta fazer uma pergunta e ele, imediatamente, te responde.

Quais os aparelhos compatíveis com o serviço?

No momento, o serviço de voz do Google está disponível nos smartphones Google Pixel (disponíveis em alguns países desde outubro), no Google Home (que acabou de ser lançado nos EUA) e no aplicativo Google Allo, que funciona em todos os smartphones com Android e iOS.

Se você gostou da novidade e já quer começar a usar, o serviço só está disponível pelo Google Allo, porém é esperado que o Google Assistant esteja disponível em todos os produtos da marca em breve. Fique ligado!