Certo, vamos lá: te desafio a passar um dia inteiro sem utilizar o Google ou uma das ferramentas disponibilizadas pelo gigante das buscas. É, amigos, o dia em que esse pessoal vai dominar o mundo está cada vez mais próximo (não duvidem!).

Prova disso é que, não satisfeitos com o rumo que o Hangouts tomou, resolveram lançar há duas semanas o Google Duo, um app exclusivo para videochamadas que bate de frente com o FaceTime da Apple e o Skype da Microsoft.

Mas, afinal, o que o Duo tem de “diferentão” dos outros? É o que vamos te contar!

O que é o App Google Duo?

O Google Duo foi pensado exclusivamente para fazer chamadas de vídeo, assim como o FaceTime. Disponível para dispositivos Android e iOS, uma de suas vantagens é a facilidade do cadastro: basta inserir seu número de telefone e voilà, já pode sair ligando. Sem e-mail,sem senha, sem frescura.

E como funciona o Google Duo?

Para usar o Google Duo, você só precisa de uma boa câmera no celular e, claro, que seus contatos também tenham o aplicativo instalado. O recurso Knock Knock permite que o vídeo seja visualizado antes mesmo de atender a ligação e pode ser desabilitado se o usuário preferir (todo cuidado é pouco com os seus movimentos depois de discar). Os desenvolvedores gostaram de divulgar como um “super” diferencial a capacidade que o aplicativo tem de reduzir a qualidade do vídeo dependendo da velocidade da conexão e a fácil transição entre a rede Wi-Fi e os dados móveis sem que a ligação caia, mas, convenhamos, isso o app da Apple também já faz há um tempo.

Vem cá… Vale a pena instalar o App?

Meu veredito é que sim, vale a pena. O Skype é uma ferramenta completa para conversação, tanto por mensagem de texto quanto por chamada de vídeo. Porém, com tantas funcionalidades, sua experiência em ambientes sem Wi-Fi, por exemplo, se torna praticamente impossível por ser muito pesado. O FaceTime, por sua vez, é exclusivo para dispositivos Apple e impossibilita as chamadas para um aparelho de outro sistema operacional. Então, já que o Google Duo está disponível para todas as plataformas e é uma ferramenta simples, capaz de funcionar tão bem quanto a chamada de voz, ele pode dar um passo à frente dos amiguinhos e sair na frente.

O próximo passo? Bom, é só instalar o novo aplicativo do Google e compartilhar a sua experiência com a gente nos comentários!