O seu iPhone caiu na água? Não precisa entrar em pânico! Isso não necessariamente significa uma sentença de morte para o seu smartphone. Dependendo do nível de danos causados, é possível recuperar completamente o seu aparelho.

No entanto, é preciso agilidade para tratar do problema e também inteligência. Um dos pontos mais importantes é evitar utilizar o aparelho logo após o ocorrido. O processo de recuperação do seu celular envolve maneiras de eliminar todo o líquido da parte externa e interna. Quanto mais tempo a água permanecer em contato com os componentes do smartphone, mais difícil será de recuperá-lo completamente.

Veja também: iPhone 6 em oferta na Trocafone

Porém, existem casos em que os danos do líquido são superficiais e secá-lo é o suficiente para ele voltar a funcionar normalmente. Confira o vídeo e depois veja 9 dicas do que fazer quando o iPhone cai na água:

Não ligue o aparelho molhado

Depois de retirá-lo da água, trate de desligá-lo imediatamente. Nem pense em utilizá-lo antes de fazer isso, nem que seja para checar se está tudo funcionando. Quanto mais tempo ele permanecer ligado enquanto molhado, maiores os riscos de não ser possível recuperar seu iPhone. O uso dele pode acarretar em curtos-circuitos que comprometem a integridade do aparelho.

Retire seus componentes

Retire o case ou capa do seu iPhone. Nesta hora, também certifique-se de tirar o seu chip. Estes passos servem para se eliminar quaisquer pontos em que possa ocorrer um acúmulo fatal de água. Como a bateria do iPhone não é removível, não temos alternativa senão deixá-la acoplada ao dispositivo.

iphone-caiu-na-agua-trocafone

Seque o exterior

Vire o seu iPhone com a tela para baixo e chacoalhe-o. Faça isso com atenção a todas as suas extremidades e entradas, como a USB e a de fone de ouvido. O ideal é tirar o máximo possível de água destes locais. Nesse momento, evite usar secadores de cabelo: eles podem esquentar o seu aparelho e danificar mais os seus componentes internos.

Seque o interior

Depois que você secar o exterior do seu iPhone, incluindo a tela e a parte traseira, chega o momento de se livrar do líquido acumulado no interior dele. A melhor maneira de fazer isso é contando com um absorvente de umidade, que conseguirá deixar o lado de dentro do seu dispositivo completamente seco em longa exposição.

Use arroz cru

Uma dica muito comum para retirar o líquido interno é colocar o seu aparelho em um pote coberto por arroz cru, que a maioria das pessoas possui em casa. O arroz consegue absorver a água com competência, mas também existem riscos ao utilizar este método. O principal deles é o perigo de algum grão de arroz ficar preso em uma das entradas do seu iPhone. No entanto, o procedimento é o mais indicado caso não existam outros meios de absorver a umidade em pouco tempo.

Use sílica gel

Em geral, considera-se a melhor alternativa usar um saquinho de sílica gel, que costuma acompanhar alguns itens, como lentes de câmeras fotográficas e outros eletrônicos. Se colocados em um pote junto com o seu iPhone, são capazes de absorver toda a umidade sem problemas.

Espere

Seja qual for o método escolhido, deixe o iPhone secando junto ao arroz ou o saquinho de sílica gel por pelo menos 48 horas. Resista à tentação de retirá-lo antes desse período apenas para checar se está secando, pois isso pode comprometer as chances de toda a umidade sair do aparelho.

Teste seu iPhone

Depois que o tempo recomendado passar, experimente ligar o seu iPhone e certifique-se de que ele funciona corretamente. Dependendo dos danos feitos pelo líquido e do tempo que ele ficou submerso, pode ser que os circuitos internos tenham sido danificados irreparavelmente e apenas secar o aparelho não seja o suficiente. No entanto, também há grandes chances de os danos terem sido superficiais e facilmente remediáveis apenas com a remoção do líquido.

iphone-6s-trocafone

Fique de olho

Mesmo que o seu iPhone ligue e aparente estar funcionando corretamente, monitore o seu desempenho ao longo dos próximos dias. Pode ser que ele trabalhe muito bem nos primeiros momentos, mas comece a dar sinais de falhas eventualmente.

Um dos problemas mais comuns nestes casos é de danos à vida útil da bateria, que passa a durar bem menos depois de estar submersa. Uma dica interessante para evitar esse tipo de situação é investir em uma capinha à prova d’água para prevenir os acidentes.]

Faça um seguro para o seu celular

Independente do que você faça, os riscos de causar um dano grave ao aparelho por causa da água são grandes.  Por isso, você deve pensar em proteger ele com um seguro celular para iPhone. Com coberturas que garantem a indenização de roubos, furtos e vários tipos de danos, o seu dispositivo estará sempre  em segurança.

A Trocafone é uma plataforma online de venda e compra de smartphones seminovos que oferece a garantia de qualidade dada pelo serviço na compra de um seminovo e na facilidade de venda do seu telefone.

Gostou deste post? Não se esqueça de deixar um comentário com seus pensamentos abaixo! Se você quiser ver mais posts como este clique aqui!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!