O novo Android já está entre nós. Atualizado no fim de agosto, a nova versão do sistema mais utilizado em celulares e tablets em todo o mundo, vem com a promessa de superar o Marshmallow, sua versão antecessora. O Android 7.0, para os íntimos Nougat, aparece em seus primeiros dispositivos compatíveis com poucas mudanças visuais, mas com boas melhoras em usabilidade.

Até o momento, o Nougat está disponível, obviamente, para celulares Nexus, incluindo o Nexus 6, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus 9, Nexus Player, Pixel C e General Mobile 4G (Android One). As outras marcas, entretanto já começam a dar dicas de quais de seus aparelhos receberão o novo sistema. A LG, por exemplo, terá um de seus celulares, o LG V20, como o primeiro a sair da fábrica já contando com as funcionalidades Nougat.

Enquanto esperamos essas definições, vamos falar um pouco dos 4 principais novos aspectos do sistema:

1 – Além das aparências

Visualmente falando, a grande mudança do Android aconteceu há duas versões. No modelo Lollipop, anterior ao Marshmallow, o design da plataforma foi modernizado e – porque não dizer  – simplificado, resultando em um sistema muito mais intuitivo.

Na versão Nougat, não há nada que, à primeira vista, cause grande espanto. As mudanças são discretas e praticamente se resumem a um novo menu de configurações aqui e um outro menu de notificações acolá. A mágica da nova plataforma vai além das aparências.

2 – Bateria em modo Doze

O Doze mode, modo de otimização da bateria que coloca seu celular para descansar nos momentos oportunos para isso, também lançado na versão Marshmallow, foi aclamado pelo público e, por isso, é claro que reaparece com alguns novos toques.

No sistema Nougat, o Doze pode funcionar não apenas quando o seu dispositivo móvel está parado, mas também quando está em movimento. Novos graus de modo Doze foram adicionados à nova plataforma, o que provavelmente quer dizer que você poderá dar uma folga para seu celular mais vezes ao dia. Ufa!

3 – Multi-tarefas

Talvez um dos itens que ganhou mais atenção dos usuários Android, o novo sistema permite a divisão da tela, um grande ponto positivo para essa grande geração multi-tarefas e, ao mesmo tempo, uma mudança um pouco confusa para quem prefere focar em uma só atividade por vez.

Embora, no papel, pareça uma funcionalidade que só pode ser positiva, ao testar o novo recurso pode ser que você se atrapalhe um pouco. Sem julgamentos, não é tão simples como parece.

4 – Novas interfaces

A Android anunciou oficialmente que o Nougat terá suporte para a interface Vulkan, o que promete jogos mais rápidos, com mais definição, qualidade e sem as travadas chatas. Para os desenvolvedores de jogos, essa é uma oportunidade de elevar o nível dos games disponíveis na plataforma.

Outro novo recurso é o Java 8, ponto importante para desenvolvedores mobile. Para nós, usuários da plataforma, basta dizer que a partir da inserção desta ferramenta, os aplicativos podem ser desenvolvidos com mais profissionalismo.