O avanço tecnológico permite que cada vez mais pessoas tenham acesso a produtos completos e com as mais variadas funções. Em relação aos aparelhos celulares, que são itens indispensáveis nos dias de hoje, a grande diversidade de modelos no mercado faz com que exista uma constante troca de produtos entre os consumidores, seja por meio da compra e venda de produtos novos ou seminovos.

Foi-se o tempo em que somente pessoas mais velhas necessitavam de um aparelho tão importante como o celular. Hoje, cada modelo possui suas especificidades e características, sendo, portanto, adequados para faixas etárias diferentes.

Conheça os melhores smartphones usados na atualidade e saiba quais são indicados para cada público!

Crianças — 8 a 10 anos

Modelo sugerido: iPhone 4S

Nessa idade, provavelmente as crianças estarão ganhando o seu primeiro aparelho celular. Por isso é aceitável que ele tenha somente as funções básicas que permitem fazer chamadas, mandar mensagens para a família, tirar algumas fotos e até mesmo brincar com os joguinhos.

A vantagem é que esse modelo possui funções de restrição (controles parentais), que permitem aos pais bloquearem determinados aplicativos do aparelho.

Entre 8 e 10 anos de idade é muito difícil que uma criança possua contas ativas em redes sociais ou que necessite utilizar recursos muito complexos. Nesse sentido, o iPhone 4S dá conta do recado, oferecendo uma experiência completa para a familiarização do usuário com o mundo digital móvel.

Pré-adolescentes — 11 e 12 anos

Modelo sugerido: Samsung Galaxy S3

Quanto mais crescem, mais recursos as crianças vão querer testar nos seus aparelhos. Para a faixa etária dos 11 e 12 anos, o ideal é investir em um aparelho que permita utilizar diversos aplicativos gratuitos, entrar em contato com amigos da escola e ainda dispor de uma tela grande, como no caso do Galaxy S3.

Esse modelo possui um formato adequado para que as crianças explorem melhor os recursos de vídeo e imagem de um smartphone, ainda contando com funções de controles parentais para uma melhor gestão de uso pelos pais.

Adolescentes — 13 a 15 anos

Modelo sugerido: iPhone 5C

A partir da adolescência, os modelos mais atuais são os mais desejados, ou seja, todos aqueles que facilitem a conexão com redes sociais como Facebook e Instagram e acesso a recursos e aplicativos diversos.

Com uma bateria durável e boa resistência, o iPhone 5C é ideal para essa faixa etária, além de contar com um rápido processador e design arrojado em cores variadas para todos os gostos.

Jovens entre 16 e 18 anos

Modelo sugerido: iPhone 6

Nesta faixa etária, além dos recursos básicos do celular, das redes sociais para lazer e dos jogos para a diversão, o smartphone precisa contar com funções diferenciadas, como aplicativos para gerir seus estudos escolares. Para isso, a tela grande do iPhone 6 é ideal: permite a leitura de documentos em variados formatos e ainda tem a função Apple Pay, ideal para jovens que precisam lidar com a organização de seus próprios ganhos.

Ideal também para os que estão se preparando para a faculdade.

O que achou das sugestões? Conhece outro modelo interessante que deveria estar na lista? Deixe seu comentário!