Ultimamente parece que quase todo mundo tem um tablet na mão, não é? Este tipo de dispositivo surgiu e rapidamente se tornou uma ferramenta favorita entre as pessoas que gostam de tecnologia. Misturando comodidade e praticidade, o tablet permite acessar e-mails, navegar na internet, rodar jogos, se comunicar com outras pessoas e várias outras atividades.

Considerada a responsável por esta popularização, a Apple tem o iPad como o seu principal produto no mercado de tablets. E, claro, a concorrência conseguiu chegar ao seu padrão de excelência.

Com o lançamento da linha Samsung Galaxy Note, o iPad teve pela primeira vez um concorrente à sua altura. Rodando a última versão do sistema Android, o Galaxy Note traz todas as funcionalidades esperadas de um tablet mais as vantagens e flexibilidade do sistema do Google. Então, qual escolher, o iPad ou o Galaxy Note?

Principais funcionalidades

O fator mais importante que decidirá qual é o tablet ideal para você, é o sistema operacional. O iPad, assim como outros dispositivos móveis da Apple, roda o iOS. Atualmente, em sua oitava versão, o sistema operacional é considerado o mais estável do mercado, contando com máxima compatibilidade com a maioria dos dispositivos. O iOS compartilha os aplicativos do iPhone, então é possível baixar os seus apps de um no outro sem pagar novamente.

O Galaxy Note utiliza o sistema operacional Android, apontado como o melhor entre os fanáticos por tecnologia. Isso porque ele permite uma série de customizações por parte do usuário, que não são possíveis no iOS. Um exemplo disso é poder trocar o “launcher”, que modifica completamente o visual da tela inicial do tablet, algo impossível no iPad. Os dispositivos Android também permitem que o usuário modifique a tela de bloqueio, personalizando-a como quiser.

As diferenças entre o iPad e o Galaxy Note também entram no âmbito das funcionalidades. Atualmente, o iPad ainda não conta com um bom sistema de multitasking. Ou seja, não é possível usar dois aplicativos ao mesmo tempo, por exemplo, um navegador de internet e um editor de textos. Quem precisar fazer uma pesquisa deste tipo precisa ficar alternando entre os dois apps. No Android, já é possível manter dois aplicativos abertos em ambos os lados da tela.

Fator utilização

Para escolher qual tablet é o melhor para você, é importante levar em consideração qual será o uso dele. Afinal, cada sistema possui funcionalidades diferentes que podem ser decisivas para determinadas atividades. O iPad, por pertencer à Apple, possui plena compatibilidade com outros dispositivos da marca, como o iPhone e o Mac. Recentemente, o iOS 8 trouxe novas funções que aproximam ainda mais os dispositivos, sendo possível controlar algumas funções do aparelho direto pelo computador.

Se o seu uso do tablet será mais focado em realizar atividades diferentes em paralelo, é possível aproveitar muito bem a funcionalidade de multitasking do Android no Galaxy Note. O ecossistema do Android também é o que mais se assemelha a um computador convencional, possuindo diversos aplicativos que aproveitam liberdades do sistema que o iOS não permite.

Se o usuário vai apenas navegar na internet e utilizar aplicativos de redes sociais, ele pode aproveitar muito bem as funções do iPad. A seleção de apps da Apple é considerada a melhor quando comparada com outros sistemas, já que os desenvolvedores costumam sempre trabalhar primeiro para iOS e depois para outras plataformas. Para quem gosta de experimentar aplicativos e descobrir as suas possibilidades, basta apostar no iPad.

Qual aparelho você vai escolher? iPad ou Galaxy Note? Considere as características únicas de cada um e de que forma você pretende usar o seu tablet. Através deste raciocínio, dá para chegar logo a uma resposta. De qualquer forma, ambos são dispositivos com muita tecnologia que executam as suas tarefas com o máximo de excelência. Aproveite!