Todos os meses as empresas de tecnologia lançam no mercado novos e melhores aparelhos de celular, não é mesmo? E cerca de um ano depois de comprar o seu atual celular ou smartphone (ou até menos tempo do que isso) bate aquele sentimento de obsolescência inconsolável, você fica louco querendo trocar de celular, mas não sabe o que fazer com o seu iPhone ou Galaxy antigo?

Pois bem, uma das melhores alternativas é vender o seu celular ou smartphone usado e, com isso, conseguir algum dinheiro para comprar o então gadget desejado!

No post de hoje vamos mostrar algumas formas de você fazer isso, analisando as vantagens e desvantagens de algumas opções. Confira o texto a seguir e decida qual é a melhor maneira de transformar o seu smartphone em dinheiro:

Vender celulares para familiares e amigos

A primeira ideia que temos quando queremos vender um celular usado é a de oferecer para as pessoas mais próximas, como familiares e amigos de confiança. Trata-se de uma opção bastante viável, pois a negociação geralmente é fácil e há um certo “código de confiança” entre as pessoas com esse tipo de vínculo.

Por outro lado, essa proximidade pode se transformar em dor de cabeça quando aquele parente resolve não pagar, ou atrasar muito a entrega ou pagamento. Por isso, pense bem antes de fazer qualquer negócio, conhecendo como é a postura desta pessoa próxima.

Postar nas redes sociais

Se você tem um aparelho de modelo consagrado e cobiçado, como um iPhone ou qualquer um da família Galaxy, anunciar nas redes sociais pode acelerar bem os processos de negociação. O alcance de sites como Facebook ou Twitter é grande e pode fazer com que alguém do seu feed se interesse pelo seu produto de segunda mão — porém, de qualidade.

Apesar do alcance ser grande — maior que se você resolvesse vender seu celular entre amigos e parentes, por exemplo —, nas redes sociais você não consegue saber se a pessoa que está negociando é de confiança. Além disso, o pagamento e envio deverá ser combinado de maneira informal, sem segurança para nenhuma das partes.

Vender smartphones em sites de compra e venda

Existem muitos sites hoje especializados em venda de artigos usados. Plataformas que permitem que você cadastre seu produto — adicionando uma descrição, foto, formas de contato, dentre outras informações —, oferecendo um alcance grande.

Em contrapartida, esses sites cobram uma porcentagem por venda efetuada — uma média de 10% do valor do item. E, apesar da segurança e garantias oferecidas, ainda corre-se o risco negociar com pessoas desconhecidas.

Trocafone: uma opção confiável

A Trocafone é uma empresa especializada na compra e venda de aparelhos celulares e smartphones usados e totalmente funcionais. Trata-se de uma solução perfeita para quem quer comprar ou vender aparelhos seminovos por valores compatíveis com os de mercado.

A Trocafone inspeciona de forma detalhada e muito criteriosa todos os aparelhos que recebe, analisando itens como bateria, funcionamento das redes de celular, 3G e Wi-Fi, embalagens, dentre muitos outros aspectos.

E aí, já sabe como vai vender ou negociar o seu celular usado? Comente com a gente as suas dúvidas e compartilhe com os amigos que estão interessados em vender o seu smartphone também!