Você já parou para pensar em qual destino dar para uma bateria de celular antiga? Pode ser que você não costume trocá-la com frequência, mas ao adquirir um novo aparelho, fatalmente terá que dar uma finalidade ao antigo — e a bateria velha, também. As baterias de celular possuem uma composição tóxica. São feitas de substâncias como mercúrio, chumbo e cádmio, capazes de agredir o meio ambiente e seriamente prejudicarem a saúde de quem entrar em contato com seus resíduos.

Trata-se de um tema de grande importância para nós brasileiros, pois de acordo com um estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o país produz cerca de meio quilo de lixo eletrônico por pessoa, sendo o emergente que mais produz este tipo de detrito.

É por isso que é preciso dar o destino certo ao descartar as baterias dos telefones celulares. E, felizmente, existem iniciativas que buscam dar os devidos fins para este tipo de resíduo sem impactar o meio ambiente. Vamos entender mais sobre o assunto no texto a seguir:

Por que reciclar

Cada vez mais resíduos tóxicos entram em contato com a natureza através do descarte irregular de materiais. Estes elementos tóxicos poluem rios e mares, sendo responsáveis por contribuir para a dizimação de espécies e impactar na saúde das pessoas que tenham contato com essas substâncias.

Um dos materiais que compõem as baterias de celular, o lítio, é além de tóxico, inflamável e capaz de expelir fumos venenosos. Se uma bateria é descartada como lixo comum, pode acabar trazendo malefícios à saúde de todos que entrarem em contato com ela e seus elementos em condições diferentes.

Além disso, não dar os devidos fins a um material significa não viver de forma sustentável, contribuindo cada vez para o acúmulo de lixo e materiais de despejo.

Como reciclar

As baterias convencionais de celular podem ser consideradas materiais de alto potencial de valor, já que são compostas por componentes caros comercialmente. É o caso do lítio, do cobre e do alumínio. A reciclagem é positiva, pois é possível reaproveitar elementos como o ferro, cobre e alumínio para fabricar aço inoxidável, eletrônicos em geral e novas baterias. Além de claro contribuir para um meio ambiente mais limpo e livre de riscos de contaminação por resíduos tóxicos.

Felizmente, a maioria das operadoras de celular e fabricantes oferece mecanismos para facilitar a reciclagem de baterias. A melhor forma de dar os devidos fins para este tipo de resíduo é entrando em contato diretamente com o fabricante do seu aparelho celular. As empresas que priorizam a reciclagem e a sustentabilidade terão esquemas especiais para coletar e reaproveitar as baterias de celular. Busque informações na internet ou consulte o manual do seu celular para obter orientações específicas para descartar o objeto.

É válido ressaltar também a importância de dar o fim adequado a todos os seus eletrônicos, não somente a bateria.

Em tempos de sustentabilidade e crises de recursos é muito essencial que cada um tenha consciência dos seus atos, contribuindo com a natureza, com a reutilização de recursos, e por um mundo mais equilibrado.

E você, tem alguma bateria para fazer o descarte? Já sabe o que fazer né? Siga nossas dicas e ajude a espalhar esta ideia!