Com os constantes avanços da tecnologia, a impressão que temos é que a cada minuto um novo produto é lançado no mercado, não é mesmo? E nós sempre tentamos acompanhar essa velocidade e estar por dentro das novidades. O resultado, muitas vezes, é uma coleção enorme de aparelhos antigos, quase sempre esquecidos em uma gaveta.

Mas, ao comprar um novo smartphone, por exemplo, o que podemos fazer com o antigo para evitar que ele se torne lixo? Confira no artigo de hoje algumas dicas sobre como você pode reutilizar seus aparelhos usados:

Pense duas vezes antes de adquirir um aparelho novo

Quando se trata de smartphones, a tentação é bem grande. Todo mundo quer ter o modelo mais moderno, com design mais arrojado e com mais funcionalidades. Pesquisas apontam que nossa tendência é trocar os nossos aparelhos a cada 18 ou 20 meses. Porém, quando essa ideia vier à mente, reflita: será que preciso mesmo de um novo modelo?

Somos induzidos ao consumo inconsciente o tempo inteiro e, no momento de tomar a decisão sobre comprar ou não, é essencial fazer uma pausa e refletir se seu atual aparelho realmente não tem correspondido às suas demandas. Caso você realmente precise adquirir um novo smartphone, deve pensar em algumas possibilidades do que fazer com seu aparelho antigo, como reciclar, vender, doar ou trocar.

Doe, venda ou troque o seu celular

Essas são três formas de passar para frente seu aparelho sem que ele se torne lixo. Se o aparelho estiver quebrado ou com algum defeito, é possível encontrar serviços de reparo e reciclagem de smartphones que o deixarão em ótimo estado e pronto para ser usado novamente.

Você também pode vendê-lo e ganhar uma grana extra, ou doá-lo para alguém que esteja precisando. Lembre-se: o smartphone pode não ser mais útil para você, mas pode estar de acordo com as necessidades de uma outra pessoa. Que tal presentear um amigo ou familiar?

Além de vendê-lo ou doá-lo, você também pode trocá-lo por um outro aparelho, também usado, que esteja adequado às suas necessidades. Ótima ideia, não é mesmo? Um bom destino para dois aparelhos que seriam descartados. Há excelentes opções de celulares seminovos disponíveis no mercado, e não será difícil fazer uma troca que valha muito a pena. Trocar mercadorias é uma atitude sustentável e bastante econômica!

Descarte da maneira correta

Caso seu aparelho esteja danificado e sem condições de uso, existe a opção de descartá-lo de maneira correta e responsável, em postos de coleta exclusivos para essa finalidade. Porém, uma pesquisa divulgada pelo portal eMarketer.com indica que, até 2016, o total de smartphones no mundo baterá a marca dos 2 bilhões de aparelhos. Dá para imaginar a quantidade de lixo que será acumulado por conta desse consumo desenfreado? Vale lembrar, ainda, que a bateria de um celular demora de 100 a 500 anos para se decompor.  Por isso, só opte pelo descarte em último caso.

Deu para perceber a importância de reciclar ou reutilizar, de alguma maneira, seu smartphone antigo? Isso evita o acúmulo de lixo e os possíveis danos ao meio ambiente que essa prática causa. Se você deseja vender, trocar ou comprar um smartphone seminovo, acesse o site daTrocafone e escolha a melhor opção pra você, com garantia de qualidade e  ótimas condições pra você fazer um bom negócio!

E então, já sabe o que fazer com seu aparelho usado? Compartilhe conosco nos comentários!