Estaria a Apple preparando uma geração de futuros Steve Jobs? A marca revolucionou a forma de brincar em touchscreens, lançando um aplicativo que inicia crianças no mundo da programação. Chamado Swift Playgrounds, o app convida os pequenos usuários a movimentarem personagens pela tela por meio de códigos, que começam muito simples e que, com o passar das lições e desafios, vão ficando mais avançados.

Lúdico, divertido e muito interativo, o aplicativo foi criado com foco principal nas crianças, mas adolescentes e até mesmo adultos estão se aventurando na brincadeira, que está disponível em iPads e iPhones atualizados com o iOS 10, para aprender importantes conceitos da linguagem de programação.

Como funciona?

Ao iniciar o Swift Playgrounds, o pequeno usuário irá se deparar com algumas opções: a primeira é entrar em um dos módulos de lições sobre programação disponíveis. Até o momento, a Apple disponibilizou apenas o primeiro módulo das aulas – Aprenda a programar 1: Os Fundamentos do Swift. Ainda não disponível, mas já visível no app está o segundo módulo: Aprenda a programar 2: Além do Básico.

Nessas lições, o usuário é apresentado a Byte, um personagem fofo que se move em uma plataforma 3D, que lembra bastante o famoso game Minecraft. A tela é dividida em duas partes: do lado esquerdo estão os códigos e instruções, enquanto o lado direito mostra o que acontece quando um código é acionado.

Pensando como programador

Um dos pontos mais impressionantes do Swift Playgrounds é a forma com que incentiva o pensamento criativo para a resolução de problemas: diferente de quase todos os jogos infantis educativos, esse aplicativo não possui apenas uma solução ou resposta correta para as questões propostas. Ao apresentar um problema, o aplicativo não limita o número de linhas ou de funções que podem ser usadas na soluções. Basta resolver o problema para alcançar o objetivo!

Além disso, o Swift estimula crianças a desenvolverem seu “olho de programador”, incentivando a busca por padrões repetidos e usando nomes descritivos para funções, para que o usuário se lembre, com mais facilidade, o que cada uma delas faz.

Pronto para um desafio?

Caso você, ou seu pequeno-aspirante-a-programador, não esteja a fim de participar das aulas de programação do Swift Playgrounds, outra opção é partir para um dos desafios. Disponíveis na tela inicial, os “challenges” são outra forma – também muito divertidas – de melhorar as habilidades de programadores iniciantes.

Segundo a Apple, novas atualizações desses desafios serão lançadas com frequência, e educadores e programadores poderão criar seus próprios desafios e compartilhar na plataforma. A boa notícia é que esses módulos são baseados em RSS, ou seja, não é necessário atualizar todo o aplicativo para sempre receber as novidades!