Para os usuários do BlackBerry e Windows Phone temos uma péssima notícia. O WhatsApp deixou de dar suporte para dispositivos Blackberry e para os que funcionam com sistema operacional Windows Phone 8 desde o dia 31 de dezembro.

No entanto, conforme a página de suporte do WhatsApp, o app não vai parar imediatamente. Ou seja, caso você tenha o app instalado e ainda estiver ativo, ele pode funcionar por algum tempo.

Em todo caso, o usuário não vai poder criar novas contas, ou verificar contas existentes por estes sistemas. Em outras palavras, se você formatar o seu celular não vai ter mais acesso ao Whatsapp.

O problema é que alguns dos recursos destas versões antigas acabam ficando ultrapassados e, por ficar incompatível com a plataforma, faz com que o WhatsApp fique inútil.

Usuários do Windows Phone podem atualizar o SO

A recomendação é que os usuários que ainda utilizam Windows Phone 8 façam a atualização gratuita para a versão 8.1 do sistema operacional. Com a atualização, é possível que tenha um tempo maior de suporte. Já para BlackBerry (tanto o BlackBerry OS quanto o BlackBerry 10), não existe alternativa.

Além disso, o WhatsApp informa que não é possível transferir o histórico do bate-papo entre as plataformas. A opção é anexar seu histórico de bate-papo a um e-mail.

Outros sistemas operacionais

Recentemente, o WhatsApp também anunciou a falta de suporte para versões anteriores do Android mais antigas que a 2.3.7. Porém, o prazo foi prolongado e estes dispositivos vão ter suporte até fevereiro de 2020. Ainda a empresa aumentou o suporte aos celulares com o sistema Nokia S40 para o dia 31 de dezembro de 2018.

A empresa orienta que os usuários que foram afetados por essa decisão, troquem para um sistema operacional mais atual: do Android 4.0 em diante, iOS 7 ou superior, ou Windows Phone 8.1 em diante, para continuar usando o WhatsApp.

E vocês leitores possuem algum destes modelos? Conte pra gente nos comentários.