Ícone do site Blog Trocafone

Como editar fotos no Instagram: 6 dicas para arrasar nos posts 

Capa blog-post Como editar fotos no Instagram: 7 dicas para arrasar nos posts

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo. Alguns usuários usam a ferramenta como instrumento de trabalho, enquanto outros utilizam como perfil pessoal. Nesses casos, é comum que eles passem horas tentando editar fotos no Instagram, com o objetivo de receber mais curtidas. 

É possível configurar o tempo gasto no aplicativo para evitar excessos, mas também existem outras alternativas para não precisar passar tanto tempo no app.  Neste conteúdo, vamos mostrar como editar fotos para Instagram de forma mais rápida e eficiente. Confira 6 dicas para deixar suas fotos ainda mais incríveis

  1. Escolha uma foto com boa resolução

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para postar boas fotos é investir na qualidade das imagens. Para se certificar de que a foto está nítida, abra-a dentro do aplicativo. 

De modo geral, as melhores fotos são feitas com luz natural e em modos mais avançados da câmera, como o Retrato e o HDR. Os iPhones são conhecidos por possuírem boas câmeras, mas eles não são os únicos aparelhos a permitirem fotos em alta resolução. Modelos Xiaomi, Motorola e Samsung também apresentam boas câmeras

  1. Corrija a exposição de luz 

Como já mencionamos, o ideal é que as fotos sejam tiradas com luz natural, apesar de sabermos que nem sempre isso é possível. Felizmente, podem ser feitos pequenos ajustes para deixar a imagem ainda mais bonita

Em relação à luminosidade, podem ser editados os seguintes pontos: 

Para garantir a harmonia dos elementos da foto, muitas vezes é necessário que se faça, também, leves alterações nas cores. 

  1. Ajuste as cores 

A combinação de cores disponível nas edições de fotos do Instagram permitem que sejam aprimorados aspectos como realce, detalhes de sombra e nitidez. Elas podem ser modificadas nos seguintes pontos: 

O aplicativo do Instagram ainda oferece a possibilidade de tornar os quatro cantos da imagem mais escuros, através da função “Vinheta”. 

  1. Redimensione a foto

As fotos postadas no Instagram devem seguir o padrão pré-definido pelo app, que, no feed, é de 4×3 para fotos horizontais e 5×7 para imagens verticais. Nos stories, que são publicados apenas na vertical, essa medida é de 9×16.

Algumas câmeras de smartphones contam com a opção de escolher um desses formatos antes de tirar a foto. Mas não se preocupe se o seu não tiver essa opção, vamos mostrar como redimensioná-la. 

O Instagram costuma fazer um corte automático, em formato quadrado, com a possibilidade de alterar altura ou largura através da barra de ferramentas. 

Abra a câmera do Instagram, faça o upload da foto e selecione a opção “Ajuste’”. Com essa funcionalidade, você pode alterar o alinhamento, o ângulo e a rotação

  1. Explore os efeitos

Essa dica é mais direcionada para quem quer editar fotos nos stories do Instagram. As ferramentas do story permitem a criação de efeitos muito interessantes, como o de “borracha”, disponível no canto superior da tela. 

Uma maneira divertida de editar fotos no Instagram é explorar diferentes efeitos. Você pode, por exemplo, pintar toda a foto, utilizando o primeiro pincel, e usar a borracha para revelar alguns detalhes da foto original. Você também pode inserir textos, imagens, gifs e fazer montagens com outros elementos. Exercite sua criatividade

  1. Baixe aplicativos de edição

Todas as orientações que demos até agora são aplicadas na própria plataforma do Instagram. Para quem busca edições mais avançadas, indicamos a instalação de outros aplicativos. Separamos 4 apps para você conhecer, disponíveis para Android e iOS:

Neste conteúdo, você aprendeu a editar fotos no Instagram de maneira simples e efetiva. Para saber outras dicas interessantes sobre tecnologia, acompanhe o Blog da Trocafone!

Analista de Conteúdo da Trocafone. Formada em memes e fofocas pela faculdade da vida, e Jornalista e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Adoro olhar produtos de decoração de casa que nunca vou comprar, mas é uma prática que não recomendo. Aqui, vamos falar sobre tecnologia, sustentabilidade e smartphones.

Sair da versão mobile