Ícone do site Blog Trocafone

Lançamento Android 13: quais celulares serão atualizados e o que muda no sistema

Mulher fotografada de perfil, com um celular na mão.

O lançamento do Android 13, anunciado no dia 15 de agosto, trouxe muitas atualizações interessantes para o sistema, especialmente em relação à privacidade e à conectividade. 

Inicialmente, a versão final ficará disponível apenas para usuários dos smartphones da Google, empresa que desenvolveu as tecnologias Android. Grandes marcas, como Samsung e Motorola, devem, em breve, aderir ao sistema. 

Confira, a seguir, quais são as novidades do Android 13 e quais smartphones devem contar com os novos recursos. 

Mudanças do sistema Android 13

Uma pesquisa realizada com consumidores que possuem aparelhos com sistema Android no Brasil mostrou que cada um passa, em média, 5,4 horas por dia no celular. 

Durante esse tempo, eles utilizam diversos tipos de serviços. Para manter os usuários ativos, os desenvolvedores têm que caprichar cada vez mais nas funcionalidades. 

As inovações do Android 13 relativas à privacidade deixaram o sistema operacional mais parecido com o iOS, da Apple. Com os novos recursos, a pessoa pode selecionar os aplicativos que podem enviar notificações e definir o acesso de cada um deles às mídias do aparelho, melhorando questões de privacidade. 

As informações sensíveis, como número de telefone, endereço, número do cartão de crédito e senha de login, serão apagados automaticamente da área de transferência depois de alguns minutos, aumentando ainda mais a segurança

Uma outra novidade é a aparência do sistema operacional, que passa a contar com ícones personalizados. Na tela, é possível deixar os aplicativos em um padrão de cor específico. 

Serão incluídos novos papéis de parede em 3D e diversas opções de tons para que o indivíduo possa customizar a tela da forma como preferir. 

E a personalização vai além do design. O Android 13 permite que sejam escolhidos idiomas diferentes para os apps. Ou seja, não é mais necessário seguir a linguagem definida como padrão para o celular.

O modo “Hora de Dormir” também é um mecanismo interessante. Ele conta com ajustes de luminosidade da tela e evita a chamada fadiga ocular, que é decorrente do esforço dos olhos para fazer adequações. 

A conectividade ganhou novas funcionalidades, como o Spatial Audio, que faz com que o som de um headphone compatível acompanhe a movimentação da cabeça do usuário, criando uma experiência imersiva única.  

Celulares que receberão o Android 13 em 2022

Ainda não foi divulgado um cronograma para esta atualização do Android 13, mas os celulares da linha Pixel, da Google, são os primeiros a receber o upgrade. Tiveram prioridade os seguintes aparelhos: 

Outras marcas já sinalizaram interesse em disponibilizar as novidades do Android 13 ainda em 2022. Adiante, vamos mostrar os smartphones que possivelmente serão contemplados pelas principais empresas que fabricam smartphones.

Vale ressaltar que a listagem não é oficial, e que levamos em consideração a probabilidade de os modelos mais recentes serem os primeiros a contar com as atualizações. 

Android 13 Samsung

Android 13 Motorola

Android 13 Xiaomi

Android 13 Asus

Android 13 Realme

Android 13 Nokia

Android 13 LG

Android 13 OnePlus 

Android 13 OPPO

Continue ligado aqui no nosso blog e confira a atualização da lista para saber se o seu aparelho pode receber a atualização do Android 13.  Veja os celulares disponíveis na Trocafone e garanta um smartphone compatível!

Analista de Conteúdo da Trocafone. Formada em memes e fofocas pela faculdade da vida, e Jornalista e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Adoro olhar produtos de decoração de casa que nunca vou comprar, mas é uma prática que não recomendo. Aqui, vamos falar sobre tecnologia, sustentabilidade e smartphones.

Sair da versão mobile