Em algum momento da sua vida você vai querer ter um celular novo. No entanto, a maior dúvida ao escolher o dispositivo é sobre suas configurações.

Atualmente o mercado oferecer uma variedade de modelos com inúmeros itens. Normalmente ao comprar um novo aparelho, o usuário tem o hábito de analisar os requisitos, como preço, visual e as especificações técnicas.

No entanto, ao falar das especificações começam as dúvidas. Afinal, o que é processador, memória RAM e qual significado dos megapixels.

Apesar de serem alguns termos básicos de um dispositivo móvel, os usuários, às vezes, não sabem o que são e para que servem.

De qualquer forma, é preciso lembrar que todos estes itens são importantes para o desempenho do aparelho. Para compreender como são estas funções veja a seguir o que elas significam.

Entenda sobre as configurações dos celulares

Processador

Processador

O processador é essencial em um smartphone, pois é visto como o cérebro do aparelho, assim como nos computadores. O processador tem como objetivo coordenar as funções do aparelho, como receber chamadas, tirar fotos, enviar mensagens ou tocar na tela.

Nos modelos de celular temos os processadores de quatro ou oito núcleos. As versões de múltiplos núcleos permitem aumentar a velocidade do desempenho.

Os smartphones oito núcleos tem uma maior eficiência e desempenho que o de quatro. A versão com quatro processadores tem capacidade de realizar tarefas mais básicas.

Com o núcleo mais rápido como os de oito é possível fazer as tarefas pesadas e os mais lentos com funções menos exigentes.

Por exemplo, o processador Snapdragon 835, visto em modelos tops de linha como Samsung S8, Google Pixel 2 e Sony Xperia XZ Premium, possui oito núcleos, sendo que quatro usam a frequência de 2,35 GHz e outros quatro a 1,9 GHz.

Além disso, nem sempre quanto mais núcleos quer dizer que o processador é melhor, isto varia conforme tecnologia utilizada e a velocidade que operam.

Sigla RAM

 

Memória RAM

A RAM quer dizer “random access memory”, ou memória de acesso aleatório. É neste local que estão os dados que permitem um trabalho mais ágil do processador.

O processador procura na memória RAM para que ocorra a execução das tarefas. Neste caso é preciso afirmar que quando existe mais memória a disposição, o processador tem mais acesso as informações.

A memória RAM não é usada somente para armazenamento de aplicativos. Na verdade, o sistema operacional já consome parte desta memória. Como dica, no Android vale optar por aqueles com pelo menos 3 GB de RAM. Para os iPhones, versões com 2 GB de RAM (iPhone 8) e 3 GB de RAM (iPhone 8 Plus e iPhone X).

Megapixel

 

Megapixels

O megapixel tem relação com a câmera, e influencia no processo para tirar uma boa foto. Para entender, uma imagem fotográfica digital leva a soma dos pixels que são pequenos pontos, portanto, um megapixel equivale a 1 milhão de pixels.

Entretanto, quanto mais megapixels não quer dizer que é melhor. Eles influenciam a qualidade da imagem para aproximação e os números altos são ideais para a necessidade de ampliar e imprimir as imagens.

Na hora de escolher este quesito no aparelho, não se esqueça de verificar a lente. A lente pode definir se uma imagem vai ser boa.

Alguns exemplos conhecidos presentes em aparelhos, como Nokia, com lentes Carl Zeiss, ou os Huawei, com lentes Leica. Mas a Apple, Sony, LG e Samsung também têm câmeras de boa qualidade, mesmo sem informar o nome das fabricantes.

Ainda vale observar a abertura do diafragma da câmera, ou seja, o número que segue o f/. Neste caso, quanto menor o número, mais o diafragma vai abrir e melhor vai ficar a foto.

Esta abertura tem uma influência nos locais na qual tem pouca luz, já que em ambientes com muita luz a abertura da lente não influencia.

Além disso, existem alguns recursos que contribuem para uma boa imagem. Entre eles temos a velocidade de captura das imagens, tipo de foco (prefira à laser), estabilização de imagem e HDR.

No geral, na hora de comprar é preciso conferir as configurações dos celulares para fazer a escolha certa. Com as dicas acima vai ser mais fácil entender um pouco dos dispositivos. Tem alguma outra dúvida? Deixe sua opinião nos comentários.