“Roubaram meu iPhone, e agora?”. Se você já passou ou está passando por essa situação, sentimos muito. Além da insegurança e dos prejuízos financeiros, sabemos que ainda há a preocupação com a proteção dos dados armazenados no aparelho. Estamos aqui para te ajudar e, para isso, vamos mostrar como bloquear iPhone roubado. 

Antes de mostrar o passo a passo, é fundamental ressaltar a importância de fazer um Boletim de Ocorrência e de entrar em contato com a empresa de telefonia para informar o ocorrido. 

O BO pode ser feito em qualquer delegacia e, em algumas cidades, na página online oficial da Polícia. Com o registro de ocorrência em mãos, ligue para a operadora para bloquear o número do telefone. Você pode suspendê-lo até que o iPhone seja recuperado ou pode optar por utilizá-lo em outro aparelho. 

Assim que possível, tente fazer o logout remoto de todas as contas que podem estar conectadas ao seu iPhone, como Instagram, Facebook e Gmail. Continue a leitura para saber como rastrear e bloquear iPhone roubado. 

Como rastrear iPhone roubado

Com o modo “Buscar iPhone” ativado, o usuário consegue rastrear o iPhone roubado e, consequentemente, saber sua localização.  Para isso, siga as instruções: 

  1. Acesse um computador ou outro dispositivo iOS que tenha o app Buscar iPhone ativo; 
  2. Entre na página https://www.icloud.com/find e inicie uma sessão;
  3. Preencha o número do seu ID para iniciar uma sessão;
  4. Feito o login, selecione o aparelho que você está procurando;
  5. Se a função “Buscar iPhone” estiver ligada, a localização do aparelho ficará visível no mapa. 

Tire um print da tela ou anote a localidade para entregar para a Polícia Militar. Para sua segurança, em hipótese alguma procure pelo aparelho por conta própria. 

Como bloquear iPhone roubado

Existem duas formas de bloquear iPhone roubado, cada uma baseada em ferramentas diferentes: através do iCloud ou do IMEI. Não há um meio “mais correto” de fazer o bloqueio, e a melhor maneira será aquela mais acessível no momento.  

Bloquear iPhone através do iCloud

Apesar de ser um pouco mais trabalhoso, é possível tentar bloquear iPhone roubado com o comando de “Buscar iPhone” desativado. 

Existem três alternativas mais viáveis, nesse caso: trocar a senha do ID Apple e das contas cadastradas no aparelho; ativar o Modo Perdido; apagar seu aparelho. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas. 

Ao alterar a senha do ID Apple e de outras conexões com o iPhone, o usuário bloqueia o acesso de outras pessoas ao iCloud. Se o iOS ainda estiver conectado à internet, ele pode ser rastreado com o Modo Perdido, que bloqueia os serviços Apple Pay.  

Se o iPhone estiver sem internet e com o localizador do “Buscar iPhone” desligado, como última tentativa, existe a opção de remover todos os dados internos do celular, com o comando “Apagar seu aparelho”. Ele irá deletar cadastros no Apple Pay, imagens, contatos e qualquer outro tipo de registro. 

Dessa forma, o Bloqueio de Ativação é acionado, o que impede que terceiros consigam visualizar suas informações. Por outro lado, uma vez selecionada, essa opção faz com que não seja mais possível rastrear o iPhone roubado. 

Bloquear iPhone através do IMEI

O IMEI é a Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Ele é um código individual e único, que serve para distinguir cada aparelho. É fundamental ter acesso a ele em um local externo ao smartphone, já que não é possível buscar a informação dentro do iPhone roubado. 

Os usuários podem ver o IMEI na caixa do aparelho, no adesivo que fica na bateria do dispositivo ou no próprio celular, discando *#06# (asterisco, jogo da velha, zero, seis, jogo da velha). 

Nos iPhones, também é possível visualizá-lo no menu, seguindo os seguintes comandos: “Ajustes” > “Geral” >  “Sobre” > “IMEI”. Anote o número e guarde-o em um lugar fora do aparelho, em um papel ou em algum tipo de armazenamento em nuvem. 

Se você tiver o código IMEI em mãos, você pode bloquear não só o número do telefone, como todas as funcionalidades do aparelho, impedindo a ação de terceiros

Esse bloqueio é feito diretamente com a operadora. Separamos os números que devem ser discados para entrar em contato com as principais empresas de telefonias no Brasil: 

  • Tim: *144 ou 1056;
  • Claro: 1052;
  • Oi: 1057;
  • Vivo: *8486 ou 1058;

Algumas operadoras, por questões de segurança, pedem a cópia do Boletim de Ocorrência. Caso o iPhone seja recuperado, você pode entrar em contato pelo mesmo número que mostramos acima para regularizar.

Dicas para aumentar a segurança do seu iPhone

O iPhone possui um sistema forte de segurança, mas é sempre interessante se livrar de problemas que poderiam ser evitados. Antes que algo aconteça com seu aparelho, reforce sua proteção: 

  • Configure os sensores de reconhecimento biométrico (Touch ID) ou facial (Face ID): além de habilitar os sistemas, certifique-se de que o aparelho exigirá o login de imediato, após a tela desligar. Para conferir suas configurações, vá em: Ajustes > Touch ID/ Face ID e Código > Exigir Código > Imediatamente. 
  • Desative o acesso com tela bloqueada: nos modelos com iOS atualizado, essa função já vem desligada. Se estiver ativa,  basta seguir o caminho: Ajustes > Central de Controle > Acesso na Tela Bloqueada e inativar o serviço;
  • Escolha senhas fortes para os seus aplicativos e ative a verificação em duas etapas no seu iPhone;
  • Sempre que adquirir um aparelho novo, anote o IMEI. O código único de identificação facilita o procedimento de bloqueio ao acesso de terceiros;
  • Mantenha a função “Buscar iPhone” sempre ativada: para habilitá-la, procure por “Ajustes”. Clique em “iCloud” e, em seguida, habilite o botão “Buscar iPhone”. 

Se você gostou deste conteúdo sobre como bloquear iPhone roubado, você também pode se interessar por outras dicas do nosso blog. Clique aqui e acesse todos os materiais. 

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!