Em poucos anos o celular deixou de ser apenas uma plataforma móvel para fazer ligações e se tornou um instrumento essencial para as pessoas. Além da tradicional agenda telefônica, os smartphones atuais reúnem diversos utilitários: acesso a e-mails, câmeras fotográficas, redes sociais, controle bancário, músicas, entre outras utilidades — o que gera um grande fluxo de informações para os usuários. Porém, um aparelho celular pode se danificar e todos os dados serem perdidos. É nessas horas que é importante saber como realizar o backup do seu smartphone.

Para os Apple lovers, existem dois métodos bastante eficientes que podem ser usados tanto no iPhone quanto no iPad: o backup e a restauração de arquivos. Em ambos os casos tanto o iTunes quanto o iCloud podem ser usados no processo. Dominar esses métodos torna a vida de qualquer usuário mais fácil e as noites de sono mais tranquilas.

Neste artigo vamos explicar como você pode garantir o armazenamento seguro das informações recebidas nos seus dispositivos móveis. Confira a seguir o nosso guia!

Modelos diferentes

A Apple garante aos seus usuários dois sistemas que podem ser usados na armazenagem de dados. Cada um deles possui suas peculiaridades e atendem às diferentes necessidades dos usuários.

O iCloud é excelente para quem deseja ter soluções automáticas de backup, além de permitir que as informações sejam restauradas a partir de uma conexão Wi-Fi qualquer.

O iTunes, por sua vez, pode ser escolhido por aquelas pessoas que usam com mais frequência PCs ou Macs. Desde que o backup de dados tenha sido feito diretamente nesses computadores, essa opção também atende aquelas pessoas que não pretendem criar uma conta no iCloud ou que desejam contar com um segundo local de armazenagem das suas informações.

Usando o iCloud

Os arquivos são armazenados na nuvem e o backup pode ser configurado para acontecer de maneira automática, por meio de uma conexão qualquer — uma grande comodidade para os usuários de dispositivos iOS.

Para programar o backup basta seguir três passos simples:

1. Entre em “ajustes”; selecione “iCloud” e depois a opção “backup” (em versões anteriores ao iOS 7 o item a ser escolhido é “armazenamento e backup”);

2. Para ativar o armazenamento de dados selecione “backup do iCloud”;

3. Por fim, toque em “efetuar backup agora” para armazenar imediatamente os seus dados.

A partir daí o backup do seu iPhone ou iPad irá acontecer automaticamente.

É possível verificar quando foi feita a armazenagem mais recente ou até mesmo antecipar um backup. Para isso, vá até a opção “faça o backup agora”.

Agora se a sua necessidade é a restauração iPhone e iPad siga esses passos:

1. Ligue o seu aparelho e visualize a tela “Olá”;

2. Siga o assistente de configuração do iOS até aparecer a tela “configurar”;

3. Selecione a opção “restaurar backup do iCloud”;

4. Agora você pode escolher qual o backup deseja restaurar.

Armazenando no iTunes

Neste caso, os dados ficaram salvos em um computador, assim, na hora de recuperar informações é necessário acessar o dispositivo em que o backup está salvo.

Para armazenar o conteúdo do iPhone ou iPad no iTunes siga essas instruções:

1. Use sempre a versão mais recente do iTunes;

2. Conecte o aparelho no PC ou Mac;

3. Vá na opção “arquivo”; depois entre em “dispositivos” e, por fim, selecione “backup” (no iTunes 10.7 ou em versões anteriores escolha “efetuar backup”).

A restauração iPad e iPhone pode ser feita assim:

1. Conecte o dispositivo no computador em que está guardado o backup;

2. Escolha a opção “arquivo”; depois “dispositivos” e, em seguida, vá em “restaurar backup” (na versão 10.7 do iTunes ou anteriores o método consiste em clicar com o botão direito do mouse no dispositivo e selecionar “restaurar backup”).

Agora ficou mais fácil guardar as informações do seu iPhone ou iPad, não é mesmo? Qualquer dúvida, escreva pra gente!