O lançamento de um novo modelo de smartphone estimula os consumidores a trocarem seus aparelhos. Para que isso seja possível, muitos optam por negociar o dispositivo anterior. Mas por quanto vender um celular usado?

A precificação do celular não é feita de uma maneira. Ou seja, não existe nenhuma fórmula pronta para chegar a um valor ideal. 

Isso porque é preciso levar em conta possíveis defeitos, marcas de uso e a própria desvalorização normal do celular, que acontece logo depois que ele é tirado da caixa original. 

Para saber descontar esses valores da venda e por quanto vender um celular usado a um preço justo, continue a leitura! Estamos aqui para te ajudar neste processo. 

Por quanto vender meu celular usado?

A maioria dos consumidores ainda tende a deixar o aparelho guardado no fundo do armário, servindo como um aparelho reserva ou, em uma realidade mais atual, como celular do Pix

Para aqueles que adotam a tecnologia sustentável e querem reduzir parte dos custos do novo celular, a melhor opção é vender o seu celular antigo.

Se você quer negociar o seu smartphone, mas não sabe como fazer a precificação, não se preocupe. Nós vamos te ajudar a definir um valor adequado e a encontrar um lugar seguro para realizar a venda. 

Antes de determinar quanto vender um celular usado, o usuário deve analisar alguns fatores muito importantes:

  • Modelo do celular e seu ano de fabricação;
  • Data da primeira compra;
  • Nível de conservação do aparelho;
  • Presença ou não de sinais de uso, como riscos, rachaduras e outras marcas físicas; 
  • Se existem avarias, problemas do software ou funcionalidades não operantes;

A avaliação desses defeitos pode ser feita pela própria pessoa que quer vender o aparelho usado ou por um técnico. Caso não queira pagar pela análise do profissional, vamos mostrar algumas formas de pensar em por quanto vender um celular usado. 

Primeiramente, você deve fazer uma pesquisa de quais os valores que outros vendedores estão pedindo pelo mesmo modelo do seu aparelho. Preste atenção em itens como saúde da bateria, aparência da tela e capacidade de armazenamento. 

Você pode usar a Trocafone como referência para sua base de cálculo. Dividimos os smartphones por categorias, de acordo com o estado de cada produto: bom, muito bom, excelente e novo

Todos os celulares apresentam 80% ou mais de condição de bateria e são 100% funcionais. Os novos são aqueles que possuem qualidade de fábrica, em perfeito estado de tela, carcaça e bateria. 

Em relação à tela, os bons possuem sinais de uso mais nítidos, os muito bons apresentam arranhões leves e os excelentes têm sinais pequenos, quase imperceptíveis. 

Na carcaça, a categorização dos aparelhos segue a mesma lógica. Com os bons apresentando sinais de uso mais evidentes e os excelentes com leves impressões. 

Onde vender celular usado?

Depois de definir por quanto vender um celular usado, o usuário deve fazer um anúncio ou procurar maneiras de finalizar a venda pessoalmente. Confira os os principais lugares onde é possível negociar um aparelho seminovo: 

Sites especializados

O melhor lugar para se vender um celular usado é em uma página confiável e especializada em smartphones. Afinal, ninguém faz melhor um serviço do que aqueles que estão voltados exclusivamente para ele.

A Trocafone é um dos principais recommerces em atividade no Brasil e na Argentina. Somos experientes na área de compra e venda de aparelhos usados. 

Com garantia de segurança nas transações e preços atraentes, possibilitamos um acesso mais democrático às tecnologias. 

Enquanto os vendedores conseguem um valor justo, sem ter medo de errar na questão de por quanto vender um celular usado, os compradores também têm a certeza de fazer um bom negócio.

Sites comuns

Para vender seu aparelho usado, outra opção é buscar sites que fazem revenda de produtos, de forma geral. Apesar de não venderem unicamente celulares, eles podem ser uma boa oportunidade para aumentar a visibilidade da sua oferta.

Muitos consumidores entram nessas páginas com o objetivo de comprarem outras mercadorias. Pode ser que, no meio dessas buscas, seu anúncio apareça por acaso e desperte interesse. 

Redes sociais

Foi-se o tempo em que as redes sociais eram voltadas apenas para as trocas de mensagens e para o compartilhamento de fotos e vídeos. 

Redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter também podem ser bem úteis para expor o celular que você quer vender. Mesmo que seus amigos não tenham interesse, eles podem indicar alguém que tenha.

Máquina da Trocafone

Além do site da Trocafone, o consumidor agora pode vender seu aparelho através das Shopping Machines, Máquinas da Trocafone que compram celulares usados. 

Todo o processo da Máquina da Trocafone é feito de forma automática. Em alguns minutos, ela faz a avaliação do seu celular e apresenta o orçamento. 

Com rapidez e segurança, é possível finalizar a venda, caso a proposta seja aceita pelo consumidor, e receber o valor de forma instantânea via Pix

Para vender o seu celular usado, procure um dos pontos das máquinas da Trocafone ou solicite uma avaliação pelo nosso site!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!