Ícone do site Blog Trocafone

O que vai mudar no Twitter? Plataforma terá novas alterações

Capa blog-post O que vai mudar no Twitter? Plataforma terá novas alterações

Nos últimos meses, o Twitter tem apresentando diversas mudanças na plataforma. De modificações no design até retirada de serviços, as transições continuam acontecendo. Mas o que vai mudar no Twitter a partir de agora?

A seguir, vamos mostrar o que já foi transformado dentro da ferramenta e quais novidades devem ser implementadas nas próximas semanas. 

Modificações anteriores

Desde a compra do Twitter pelo empresário Elon Musk, consolidada em outubro de 2022, a plataforma vem passando por uma série de mudanças – e de polêmicas. 

A própria negociação dos direitos da empresa foi conturbada. Foram seis meses de disputas judiciais até a concretização da venda, por um valor de 44 bilhões de dólares. 

A primeira alteração aconteceu no dia seguinte à divulgação do novo negócio, quando a companhia anunciou sua retirada da bolsa de valores, tornando-se uma organização de capital fechado. As negociações posteriores envolveram: 

Além de todas essas transformações, Elon Musk também reestruturou a parte interna, demitindo todo o conselho administrativo, tornando-se o único diretor do Twitter. Uma semana depois, quase metade do corpo de funcionários também foi desligado. 

O que vai mudar no Twitter

As alterações que mostramos anteriormente já foram colocadas em prática. Mas tem muito mais de onde elas vieram, viu? Veja o que vai mudar no Twitter: 

Possibilidade de assinatura do Twitter Blue no Brasil

O recurso pago Twitter Blue está sendo liberado para contas brasileiras. Os planos de assinaturas mensais fornece alguns diferenciais, em relação ao modelo gratuito, como a possibilidade de publicação de vídeos longos, a redução de 50% dos anúncios, o acesso ao selo de verificação azul. 

Além disso, o usuário do Twitter Blue ainda pode testar recursos que ainda estão em desenvolvimento na plataforma, como o upload de vídeos em alta resolução, o uso de imagens NFT nas fotos de perfil e a edição de tuítes. 

A versão do Twitter Blue para web custa R$ 42,00 por mês. Para Android ou iOS, esse valor chega a R$ 60,00 mensais

Limite mensal de tuítes por conta

De acordo com a própria plataforma, “limites aliviam um pouco a pressão nos bastidores do Twitter e reduzem o tempo de inatividade e a quantidade de páginas de erro”. Com base no que a empresa chama de confiabilidade, o Twitter estabeleceu limites para as contas, como o de 2.400 tuítes por dia. 

Quando esse número máximo é atingido, o Twitter emite um aviso: “Você ultrapassou o limite diário de envio de Tweets”. O mesmo acontece em relação aos novos seguidores. O limite técnico para seguir é de 400 por dia, por conta. 

Cobrança por autenticação em dois fatores por SMS

A autenticação em dois fatores, ou a verificação em duas etapas, é um ponto importante quando falamos sobre o que vai mudar no Twitter. O recurso, que funciona como uma medida de segurança para evitar fraudes no smartphone e acesso de terceiros às informações pessoais do usuário, vai sofrer alterações. 

A função de verificação por SMS será paga. Quem quiser continuar com o serviço gratuito deve cadastrar uma chave de segurança ou usar um aplicativo de autenticação. 

Segundo o Twitter, a decisão busca impedir que pessoas mal-intencionadas consigam entrar nas contas. Os usuários já estão sendo notificados, e a mudança começa a valer a partir do dia 20 de março de 2023. 

Troca do padrão de exibição dos conteúdos

A aba “Seguindo” do Twitter exibe apenas tuítes de contas seguidas pelo usuário. As postagens são organizadas de forma cronológica e atualizadas sempre que há uma nova publicação. 

A página “Para você” passa a não exibir conteúdos de forma cronológica, mostrando tanto posts de contas que o usuário acompanha quanto de tópicos recomendados pelo algoritmo do próprio Twitter. Além dessas novidades sobre o que vai mudar no Twitter, você pode conferir outras notícias no blog da Trocafone!

Analista de Conteúdo da Trocafone. Formada em memes e fofocas pela faculdade da vida, e Jornalista e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Adoro olhar produtos de decoração de casa que nunca vou comprar, mas é uma prática que não recomendo. Aqui, vamos falar sobre tecnologia, sustentabilidade e smartphones.

Sair da versão mobile