A verificação em duas etapas, também conhecida como verificação em dois fatores, é uma medida de segurança para celular que ajuda a evitar fraudes e acesso de terceiros às informações pessoais do usuário.

Os aplicativos de mensagens, por serem os mais utilizados, são os principais alvos dos golpistas. Para utilizar suas redes de forma segura, entenda a importância da verificação em duas etapas e veja instruções de como ativá-la no seu aparelho. 

O que é e para que serve verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas é uma proteção extra para o smartphone, disponível em alguns aplicativos, como Whatsapp e Instagram. 

Nos últimos anos, o número de tentativas de fraude envolvendo clonagem de número de celular e acesso a dados bancários por criminosos tem aumentado. 

Só em 2020, mais de 5 milhões de brasileiros registraram que foram vítimas de golpes no Whatsapp. Na maioria deles, o número foi clonado e os estelionatários tentaram se passar pelo dono do celular. 

No Instagram, eles seguem essa ideia de se passar pelo usuário da conta. Eles tentam vender produtos, principalmente eletrodomésticos – que nunca serão entregues. 

Para evitar esses transtornos, é fundamental que a verificação em duas etapas esteja habilitada nos seus aplicativos. 

Ela consiste em uma confirmação de que o usuário é mesmo o titular da conta, se houver qualquer tipo de atividade suspeita ou login em um aparelho diferente dos que já estão cadastrados no sistema. 

O recurso é ativado por uma senha numérica de 6 dígitos, chamada PIN. Essa chave de segurança é solicitada todas as vezes em que o número do celular for instalado em outro aparelho. 

Como fazer a verificação em duas etapas

A ativação da verificação em duas etapas é feita da mesma maneira, tanto nos aparelhos Android quanto nos iOS, com pequenas diferenças nos nomes dos botões. Confira, a seguir, o passo a passo para ligar a função no Whatsapp e no Instagram:

Verificação em duas etapas Whatsapp

Antes de mostrarmos como acionar a verificação em dois fatores, é interessante comentar que, de vez em quando, o aplicativo irá solicitar o PIN para o desbloqueio da tela. O objetivo é evitar que o usuário esqueça a senha e tenha que alterar a chave de segurança. 

Quando o pedido de senha aparecer no Whatsapp, basta digitar os seis números do PIN e clicar em “ok” e, imediatamente, o app voltará a exibir mensagens. 

Da mesma forma, sempre que o número do Whatsapp for instalado em outro aparelho, a senha será exigida. Caso você receba um sinal de alerta de que alguém está tentando acessar sua conta, é possível bloquear a tentativa de fraude

Saiba como ativar a verificação em duas etapas, de forma simples e rápida: 

  1. Abra o aplicativo do Whatsapp;
  2. Clique nos três pontos verticais, no canto superior direito da tela;
  3. Selecione o menu “Configurações”, no Android, ou “Ajustes”, no iOS;
  4. Dentro de “Configurações” ou de “Ajustes”, acesse a opção “Conta”;
  5. Toque em “Ativar verificação em duas etapas”;
  6. Escolha e Insira uma senha forte de 6 dígitos, que será chamada de PIN; 
  7. Para confirmar o PIN, digite a mesma senha novamente;
  8. Insira um endereço eletrônico, de preferência um e-mail pessoal. Ele será usado caso o usuário esqueça a senha;
  9. Toque em “Avançar”;
  10. Verifique se todas as informações estão corretas e clique em “Salvar” ou “OK”. 

Depois desses 10 passos, a ativação da verificação em duas etapas no Whatsapp é concluída, deixando as informações mais protegidas. 

Verificação em duas etapas Instagram

O processo para ativar a verificação em dois fatores no Instagram é um pouco menos intuitivo, mas igualmente necessário. Existem três métodos disponíveis no aplicativo para autenticar o acesso à conta: SMS, Whatsapp ou aplicativos de autenticação

  1. Abre o Instagram na tela do seu perfil;
  2. Clique no menu com três tracinhos, no canto superior direito;
  3. Toque em “Configurações”;
  4. Selecione a opção “Segurança”;
  5. Ative o comando de “Autenticação de dois fatores”;
  6. Escolha a modalidade mais conveniente para você: SMS, Whatsapp, apps de autenticação e métodos adicionais, com códigos reservas. É através dessas alternativas que o código de verificação será enviado. 

Para a habilitação do recurso em um aplicativo de autenticação, como o Google Authenticator, é preciso que ele esteja instalado no seu aparelho para, depois, ser conectado à conta do Instagram. 

Durante a ativação da verificação em duas etapas, são fornecidos conjuntos de códigos reservas, que funcionam como uma alternativa caso o usuário perca acesso ao método que ele escolheu. 

Dicas para aumentar a segurança do celular

É importantíssimo reforçar algumas dicas de segurança, mesmo com a ativação da verificação em dois fatores. Quando for criar a chave de segurança, evite senhas sequenciais e datas de aniversário. 

De tempos em tempos, o Whatsapp solicita a senha criada para o aplicativo, mas a empresa jamais solicita nenhum outro dado pelo app, por e-mail ou por mensagem. 

Se você receber alguma mensagem de recuperação de senha sem ter solicitado o serviço, não clique em nenhum link. Pode ser que outra pessoa esteja tentando hackear o seu Whatsapp. 

Nunca envie o seu código de verificação para ninguém, mesmo que sejam amigos ou colegas. Na maioria das tentativas de clonagem, os criminosos se passam por conhecidos para que você envie, por alguma razão, a senha de proteção. 

Outro ponto é relativo à inserção de um e-mail de segurança, ação que não é obrigatória no Whatsapp. Porém, recomendamos que seja cadastrado um endereço eletrônico válido para caso a senha seja esquecida. 

Se o e-mail não for cadastrado ou, ainda, for registrado, mas estiver inativo ou inacessível, o usuário que não se lembrar da senha terá que aguardar 7 dias para redefinir o PIN. Durante esse período, o aplicativo pode não funcionar.  

Como mostramos durante o conteúdo, a verificação em duas etapas é uma medida simples, mas muito eficaz para a preservação dos seus dados. Para saber como deixar seu aparelho ainda mais protegido, leia o texto: 7 dicas de segurança para celular: como se proteger e evitar golpes.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!