Nos últimos meses, o Twitter tem apresentando diversas mudanças na plataforma. De modificações no design até retirada de serviços, as transições continuam acontecendo. Mas o que vai mudar no Twitter a partir de agora?

A seguir, vamos mostrar o que já foi transformado dentro da ferramenta e quais novidades devem ser implementadas nas próximas semanas. 

Modificações anteriores

Desde a compra do Twitter pelo empresário Elon Musk, consolidada em outubro de 2022, a plataforma vem passando por uma série de mudanças – e de polêmicas. 

A própria negociação dos direitos da empresa foi conturbada. Foram seis meses de disputas judiciais até a concretização da venda, por um valor de 44 bilhões de dólares. 

Representação do Twitter com a sobra do rosto de Elon Musk.

A primeira alteração aconteceu no dia seguinte à divulgação do novo negócio, quando a companhia anunciou sua retirada da bolsa de valores, tornando-se uma organização de capital fechado. As negociações posteriores envolveram: 

  • Aumento do preço do Twitter Blue: o valor mensal, já no primeiro mês sob nova direção, passou de 5 para 8 dólares
  • Venda de selo de verificação: o selo passou a poder ser adquirido por qualquer assinante do Twitter Blue, dificultando, segundos usuários, a identificação das contas verdadeiras. Segundo Musk, a ideia era permitir uma futura monetização para criadores de conteúdo; 
  • Possibilidade de inclusão de textos longos passando de 280 para 4.000 caracteres por tuíte;
  • Remoção dos termos “Twitter for iPhone” ou “Twitter for Android”, usados como indicação do sistema operacional dentro da ferramenta;
  • Anúncio de retorno do Vine, a plataforma de vídeos curtos que o próprio Twitter retirou do ar em 2016; 
  • Redirecionamento da homepage: a página inicial, que anteriormente apontava para a realização do login ou para a criação de uma conta no Twitter, passou a enviar os usuários para a aba de “Explorar”, com os tuítes mais populares do momento;

Além de todas essas transformações, Elon Musk também reestruturou a parte interna, demitindo todo o conselho administrativo, tornando-se o único diretor do Twitter. Uma semana depois, quase metade do corpo de funcionários também foi desligado. 

O que vai mudar no Twitter

As alterações que mostramos anteriormente já foram colocadas em prática. Mas tem muito mais de onde elas vieram, viu? Veja o que vai mudar no Twitter: 

Possibilidade de assinatura do Twitter Blue no Brasil

O recurso pago Twitter Blue está sendo liberado para contas brasileiras. Os planos de assinaturas mensais fornece alguns diferenciais, em relação ao modelo gratuito, como a possibilidade de publicação de vídeos longos, a redução de 50% dos anúncios, o acesso ao selo de verificação azul. 

Tela do celular com selo azul de verificação e um botão verde com escrito "buy". No fundo, aparece a logo do Twitter.

Além disso, o usuário do Twitter Blue ainda pode testar recursos que ainda estão em desenvolvimento na plataforma, como o upload de vídeos em alta resolução, o uso de imagens NFT nas fotos de perfil e a edição de tuítes. 

A versão do Twitter Blue para web custa R$ 42,00 por mês. Para Android ou iOS, esse valor chega a R$ 60,00 mensais

Limite mensal de tuítes por conta

De acordo com a própria plataforma, “limites aliviam um pouco a pressão nos bastidores do Twitter e reduzem o tempo de inatividade e a quantidade de páginas de erro”. Com base no que a empresa chama de confiabilidade, o Twitter estabeleceu limites para as contas, como o de 2.400 tuítes por dia. 

"O que está acontecendo?!" A página da conta oficial do Twitter com seu slogan original é vista no aplicativo móvel do Twitter em um iPhone.

Quando esse número máximo é atingido, o Twitter emite um aviso: “Você ultrapassou o limite diário de envio de Tweets”. O mesmo acontece em relação aos novos seguidores. O limite técnico para seguir é de 400 por dia, por conta. 

Cobrança por autenticação em dois fatores por SMS

A autenticação em dois fatores, ou a verificação em duas etapas, é um ponto importante quando falamos sobre o que vai mudar no Twitter. O recurso, que funciona como uma medida de segurança para evitar fraudes no smartphone e acesso de terceiros às informações pessoais do usuário, vai sofrer alterações. 

A função de verificação por SMS será paga. Quem quiser continuar com o serviço gratuito deve cadastrar uma chave de segurança ou usar um aplicativo de autenticação. 

Printscreen de uma tela de Android sobre método de verificação por duas etapas, através de SMS

Segundo o Twitter, a decisão busca impedir que pessoas mal-intencionadas consigam entrar nas contas. Os usuários já estão sendo notificados, e a mudança começa a valer a partir do dia 20 de março de 2023. 

Troca do padrão de exibição dos conteúdos

A aba “Seguindo” do Twitter exibe apenas tuítes de contas seguidas pelo usuário. As postagens são organizadas de forma cronológica e atualizadas sempre que há uma nova publicação. 

A página “Para você” passa a não exibir conteúdos de forma cronológica, mostrando tanto posts de contas que o usuário acompanha quanto de tópicos recomendados pelo algoritmo do próprio Twitter. Além dessas novidades sobre o que vai mudar no Twitter, você pode conferir outras notícias no blog da Trocafone!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!