Quando enviamos nosso smartphone para o conserto, seja por um problema técnico ou pela necessidade de manutenção, devemos tomar precauções para proteger nossos dados pessoais. Neste artigo, vamos  mostrar como fazer backup no celular de forma eficiente e rápida. 

A importância do backup de segurança

O backup de segurança do celular é uma cópia dos dados e dos arquivos armazenados no dispositivo, incluindo contatos, fotos, vídeos, mensagens e configurações. Sua principal função é proteger suas informações em casos de:

  • Perda, furto ou roubo do aparelho;
  • Danos ao dispositivo;
  • Falhas no sistema operacional;
  • Panes gerais;
  • Troca de dispositivo. 

Esse backup é criado em um outro local seguro, como armazenamento em nuvem, computador ou um dispositivo externo. Dessa forma, se houver algum problema que resulte na perda de dados no seu celular, é possível restaurar facilmente todas as informações a partir do backup.

Como fazer backup no celular

Enquanto trabalhava no laptop, o homem fazia upload na nuvem em seu smartphone no café ao ar livre

Como vimos até aqui, fazer backup do celular antes de mandá-lo para o conserto é fundamental para proteger seus dados e evitar a perda de informações importantes

É uma medida simples e eficaz que garante que você tenha um plano B caso haja algum problema com o seu dispositivo. Veja, a seguir, como fazer backup no celular antes de levá-lo para a manutenção ou para o reparo. 

Faça um check-list

As fotos, os vídeos e as configurações de aplicativos são os primeiros itens que vêm à nossa cabeça quando pensamos em como fazer backup no celular. 

De fato, esses arquivos ocupam a maior parte do armazenamento do aparelho, mas eles não são os únicos que precisam ser salvos antes de você mandar seu dispositivo para o reparo. Veja nossa sugestão de check-list dos pontos que devem ser incluídos no backup

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Contatos;
  • Documentos;
  • Anotações do bloco de notas;
  • Áudios e mensagens de aplicativos;
  • Senhas e preenchimentos automáticos;

Com essa lista em mente, escolha uma maneira de copiar ou transferir os arquivos para um local seguro, seja ele seu computador, um HD externo ou uma ferramenta de armazenamento em nuvem. Por ser simples e intuitivo, indicamos o uso da nuvem, como mostraremos a seguir. 

Utilize um serviço de armazenamento em nuvem 

Ao fazer o upload dos seus arquivos em serviços de armazenamento em nuvem, você pode acessá-los a qualquer momento, de qualquer dispositivo conectado à conta. 

As ferramentas de nuvem mais conhecidas são o iCloud, Google Drive e Dropbox, todas com opções gratuitas e pagas. Os pacotes básicos oferecem espaço limitado, mas é possível fazer um upgrade com a contratação de pacotes de serviço. Os valores variam de acordo com a plataforma e com o armazenamento solicitado. 

Sincronize seus contatos 

Quantos números de telefone você sabe de cabeça? Provavelmente poucos – ou nenhum, além do seu. Imagine o transtorno que seria se você perdesse todos os contatos da agenda do seu celular! Para evitar esse problema, você deve salvar esses dados em outro local, antes de deixar o smartphone no conserto. 

Se você usa Gmail, Outlook ou outro serviço de email no seu celular, seus contatos provavelmente já estão sincronizados automaticamente. Caso contrário, é possível fazer a sincronização de forma manual. 

Para fazer o backup dos contatos do iPhone, siga o passo a passo:

  1.  No seu iPhone, abra o aplicativo Ajustes;
  2. Toque em “Contatos”;
  3. Encontre a opção “Adicionar Conta” ;
  4. Siga as instruções para fazer login na sua conta do Google;
  5. Selecione os aplicativos que você quer sincronizar com o dispositivo;
  6. Clique em “Salvar”;
  7. Abra o aplicativo Contatos do iPhone e inicie a sincronização. 

No Android, as instruções são um pouco mais simples:

  1. Nas configurações do celular, toque em “Google”;
  2. Selecione a opção “Configurações de apps do Google”;
  3. Toque em “Sinc. do Contatos do Google”;

Ativando a sincronização, você salva os contatos do dispositivo e aciona  backup automático para que as informações sejam salvas automaticamente em uma conta Google. 

Verifique se o processo foi concluído

Para garantir que o backup tenha sido concluído com sucesso, é fundamental conferir se todos os arquivos foram transferidos corretamente. Acesse os serviços de armazenamento em nuvem ou os dispositivos que você usou para fazer as transferências e verifique se a exportação foi feita de maneira completa. 

O ideal é que o backup seja feito com frequência, pois pode ser que o celular sofra algum dano permanente antes de você conseguir finalizar o processo em uma emergência. Quando você realiza o procedimento regularmente, você consegue fazer a transferência das informações de maneira rápida, através de qualquer smartphone.

Para ter acesso a outras dicas de tecnologia e reparo, como as que demos neste conteúdo sobre como fazer backup no celular, continue acompanhando o Blog da Trocafone.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!