A seguir, vamos mostrar alguns truques de tecnologia que facilitam as ações do dia a dia. Antes de começarmos, é importante ressaltar que nem todas versões do sistema operacional da Apple disponibiliza todas as funções.

Nos aparelhos com versão iOS 16.2 estão atualizados para receber as ferramentas. Se possível, atualize seu iOS antes de testar os ajustes. Agora, fique de olho nas dicas e veja como aproveitar ainda mais as funções do seu iPhone!

1. Desconecte alguns aplicativos da Siri

A Siri, assistente virtual da Apple, conta com sistemas super avançados que ajudam a otimizar o tempo do usuário, seja para fazer tarefas simples, como ativar alarmes, ou para desenvolver comandos para aparelhos domésticos inteligentes. Mas retirar alguns aplicativos das configurações de busca da Siri é um dos truques do iPhone que também merece sua atenção. 

Caso você tenha o iPhone roubado ou perdido, seus apps ficam expostos ao acesso de terceiros, o que pode acabar gerando bastante dor de cabeça. Para evitar qualquer tipo de problema, remova da Siri as ferramentas que contêm dados mais sensíveis, como aplicativos de banco. Essa remoção pode ser feita de forma simples. Nas configurações de “Ajustes”, visualize a opção “Siri e Busca”.

Printscreen da tela do iPhone na aba "Siri e Busca"

Encontre os ícones dos programas que você deseja desconectar e toque sobre eles. Nesse momento, você deve desabilitar três chaves:  “Mostrar na Tela de Início”, “Sugerir App” e “Mostrar App na Busca”. Todas aparecem em cima do ícone, assim que você encosta na tela. Com as ações concluídas, o software passa a ser aberto apenas na Biblioteca de Apps

2. Ative o Modo Foco 

Os brasileiros são os que passam mais tempo por dia no celular. São, em média, 5,4 horas diárias no smartphone. Imagina quantas notificações cada usuário recebe nesse meio tempo! 

A maioria das pessoas fica com o aparelho sempre por perto, seja durante o trabalho ou nos momentos de lazer. Para evitar distrações e curtir cada oportunidade da melhor forma possível, nossa dica é ativar o Modo Foco do iPhone.

Printscreen da tela do iPhone na aba "Modo Foco"

Através dele, você pode escolher quais contatos e aplicativos serão silenciados, em quais horários cada um deles pode enviar notificações e quais são os filtros para que os alertas apareçam ou não na tela de bloqueio ou na tela inicial. 

A funcionalidade também é muito interessante para quem quer melhorar a qualidade do sono, já que ela conta com a possibilidade de ajustes automáticos de brilho na tela para que as luzes não estimulem o cérebro perto da hora de dormir. 

3. Crie stickers com imagens da galeria

Os stickers, que são aquelas figurinhas que são colocadas em aplicativos como o WhatsApp, podem ser feitos de maneira bem simples, se você souber usar os truques escondidos no iPhone. 

Para fazer as figurinhas sem a necessidade de acessar editores para remover o fundo, acesse a ferramenta Live Objets. Ela permite que o usuário crie um sticker usando imagens diretamente da galeria de fotos, dando destaque apenas à figura principal da foto. 

Outro jeito de confeccionar essas figurinhas é pelo WhatsApp Web. Neste caso, é preciso que o aplicativo esteja configurado e habilitado pelo iPhone. No app, clique no ícone de clipe de papel,  selecione a opção “Figurinhas” e selecione as fotos em formato PNG. 

Printscreen da tela do Whatsapp Web para fazer figurinhas

Depois de criado o sticker, abra novamente o WhatsApp pelo iPhone e salve a figurinha na sua pasta de favoritos. 

4. Elimine fotos duplicadas de forma automática 

Quando vamos tirar fotos, sejam elas selfies ou de outras pessoas, tiramos várias seguidas para garantir que pelo menos uma fique boa – ou pelo menos é essa a esperança, não é mesmo? 

Muitas dessas imagens acabam ficando praticamente iguais, e fica até difícil selecionar a que ficou melhor. Mas existe um truque do iPhone que te ajuda a eliminar as fotos duplicadas. 

Na galeria de fotos, procure pela categoria “Álbuns”. Dentro dessa aba, encontra a opção “Duplicatas” e selecione as imagens que desejar.

Printscreen da tela do iPhone na aba "Duplicatas"

Com as fotos escolhidas, clique em “Combinar”. Pronto! O próprio sistema irá reconhecer as fotografias repetidas e apagar as duplicações

Coloque os truques do iPhone em prática agora mesmo e veja como funcionalidades simples podem facilitar o seu dia a dia. Se quiser dar um upgrade no seu aparelho, dê uma olhada nos modelos de iPhone na Trocafone. Você vai amar!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!