Quando estamos na rua, é comum fazermos uso pesado das redes sociais, GPS, serviços de streaming e jogos que necessitam de acesso à internet, não é mesmo? Sendo assim, está cada vez mais difícil economizar o plano de dados do celular para muitos usuários.

Que tal conferir algumas dicas da Trocafone para economizar a sua internet móvel? Veja a seguir:

1. Seja um caçador de Wi-Fi e desligue o plano de dados

Hoje em dia, quase todos os lugares oferecem boa cobertura Wi-Fi de forma gratuita. Por isso, sempre que possível, prefira utilizar a rede sem fio do ambiente ao invés de utilizar o seu pacote de dados.

2. WhatsAppWhatsapp

O WhatsApp oferece ferramentas que reduz o gasto de internet do celular. Tanto para Android quanto para iOS, existe a opção “Reduzir Uso de Dados” nas configurações. Além disso, também é possível restringir o que pode ser carregado quando você estiver usando o 3G ou 4G.

3. Fotos, vídeos e jogos são devoradores de internet

Tudo bem, sabemos que esse é um ponto crítico. Quem resiste às novidades do Instagram e do Facebook, não é mesmo? Aquele joguinho viciante no caminho para o trabalho, então, nem se fala!

Mesmo assim, saiba que esses apps são os principais vilões do gasto excessivo de internet. Prefira verificar apenas as fotos da timeline e evite ao máximo abrir os vídeos da função stories do Instagram, por exemplo. Além disso, espere chegar no Wi-Fi para postar suas fotos e vídeos, pois o upload de arquivos consome tanto quanto o download. As mesmas dicas valem para o Snapchat.

No percurso para o trabalho ou faculdade, que tal um jogo que funcione no modo offline? Além de se livrar das publicidades, você também economiza internet.

 4. Use serviços de streaming offline ou no Wi-FiSpotify

Depois que a Netflix liberou a ferramenta de salvar séries pra assistir offline, não tem mais desculpa. A assinatura premium do Spotify e do Deezer, por exemplo, também permitem que o usuário salve músicas e álbuns preferidos para ouvir sem uso de internet.  

Acredite: pagar a assinatura premium de serviços de streaming vale muito mais a pena do que inserir novos créditos sempre que o plano de dados acaba.

 5. Atualize seus aplicativos apenas no Wi-Fi

Nas configurações da loja de aplicativos do seu smartphone é possível desabilitar as atualizações automáticas.

No Android, acesse o Google Play Store > “Configurações” > “Atualização Automática do App” > selecione ”Não Atualizar” ou “Atualizar Apenas na Modalidade Wi-Fi”.

No iOS, vá em “Ajustes” > “iTunes Store e App Store” > desabilite as opções de transferência automática e o “Usar Dados Celulares”.

6. Atualização em segundo plano

As redes sociais e apps de e-mails, por exemplo, consomem dados mesmo quando não estão ativos – de modo que você possa receber as notificações. Verifique quais aplicativos estão ativos nessa modalidade e quanto eles estão gastando de internet.

No iOS, vá em “Ajustes” > “Geral” > “Atualização em 2º Plano”. Escolha os apps que só podem ter acesso à internet enquanto estiverem sendo realmente usados.

No Android, vá em “Configurações” > “Dados Móveis” > “Uso de Dados”. Aqui, você também pode escolher quais aplicativos podem ser atualizados em segundo plano.

Quer compartilhar suas dicas com outros usuários? Deixe seu comentário!