Todos os anos a Apple lança novos modelos do IPhone e iPad. No entanto, nem sempre o usuário tem condições de comprar novos aparelhos. Os usuários que se mantêm com seus modelos antigos, com o tempo podem notar uma queda de desempenho dos smartphones.

Pensando nisso, para melhorar o seu aparelho e deixá-lo mais rápido, trazemos algumas sugestões. A seguir veja como acelerar com nossos truques a seguir.

Reiniciar o dispositivo

Uma alternativa simples é desligar e ligar o seu item. Pode parecer algo simples, mas ao reiniciar é uma forma de melhorar o seu desempenho.

Diminuir efeitos gráficos

Os gráficos acabam consumindo uma boa parte do desenvolvimento de um aparelho. Ao desativar algumas funções, garante que o seu iPhone fique mais ágil e sem problemas de performance.

Como alternativa, vale observar o contraste e o movimento. Para isso, vá em Geral> Acessibilidade. Neste local selecione aumentar o contraste e depois ative a opção para reduzir a transparência.

Esta função permite remover os efeitos de transparência e garante menos processamento para o aparelho. Além disso, o usuário pode diminuir o movimento. Com a função alterada vai reduzir as animações, assim como o efeito de paralaxe na sua tela inicial.

Apagar aplicativos que não usa

Para os iPhones e iPads que estão com a memória cheia, como opção vale excluir os aplicativos para liberar espaço. Para isso acesse as configurações e entre em Armazenamento do iPhone ou Armazenamento do iPad.

No local vai ser possível visualizar todos os apps e qual quantidade de espaço que consome. Toque no app que você deseja eliminar e selecione “excluir aplicativo” para a desinstalação.

Ainda como alternativa a opção “Offload App” exclui o app, mas mantém os dados a salvo. Portanto, se precisar usar posteriormente, basta baixar o programa. Lembrando que alguns apps permitem remover os dados e continuar usando, isto garante que você libere mais espaço no aparelho.

Aplicativos em segundo plano

Os aplicativos podem funcionar em segundo plano e isto influencia no desempenho do aparelho. Mas é possível desabilitar esse recurso. Para isso acesse Configurações, depois entre em Geral e atualização do aplicativo em segundo plano. Neste local você pode definir em desativar de forma geral ou individualmente.

Limpar as mensagens

Ao armazenar diversas mensagens é possível que o aparelho fique lento. Para apagá-las individualmente, escolha excluir ao entrar em cada uma. Para apagar diversas mensagens entre em “editar” e selecione as mensagens que deseja apagar.

Desabilitar as sugestões da Siri

As sugestões da Siri são intensas, portanto, ao desabilitar pode melhorar o seu uso. Acesse Configurações e siga para “Siri e Pesquisa”. Desça e procure para desativar.

Aplicativos da Apple

Geralmente os aplicativos de terceiros exigem mais funcionalidade, assim se eles estiverem lentos vale usar um da Apple. Por exemplo, o Safari ao invés do Google Chrome.

Backup e restaurar o iPhone ou iPad

Passo a passo: Aprenda a acelerar seu iPhone ou iPad

Caso a dica acima não dê certo, uma opção é restaurar o aparelho. Antes do processo é preciso salvar as informações com backup.

Para isso, é necessário usar o Itunes, portanto, tenha instalado no seu computador.

No iTunes, entre no ícone do dispositivo do lado esquerdo, siga para o resumo, e escolha “Fazer backup agora”. Logo vai ser feito o backup das suas informações.

Após terminar, entre em “restaurar backup” e siga as recomendações da tela. Depois, escolha o backup mais recente e entre em restaurar. Siga as telas de configurações, assim o aparelho vai ser reiniciado.

No entanto, se a função acima falhar vale tentar novamente com a opção de redefinir todas as configurações. Mas antes, não se esqueça de fazer o backup de todo conteúdo para ter suas informações a salvo.

Troque a bateria do iPhone

Passo a passo: Aprenda a acelerar seu iPhone ou iPad

Um meio de melhorar o seu aparelho é trocar a bateria. Como já foi dito pela Apple, à medida que o aparelho demonstra tempo de uso e devido às atualizações, o iOS desacelera para evitar que a CPU cause desligamentos aleatórios. Contudo, com a troca de bateria isto pode ser resolvido.

Além disso, é preciso lembrar que fechar os aplicativos abertos ou fazer a limpeza não influencia no desempenho geral. Na verdade, isto força os programas a iniciar do zero sempre que você precisa abrir.

Com as dicas acima vai ser possível ter algumas melhorias no seu Iphone ou Ipad. O que você achou? Conhece outra dica? Conta pra gente nos comentários.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!