O Brasil registra um dos maiores índices de mortalidade no trânsito. A cada 15 minutos, uma pessoa morre vítima de acidente. Para tentar diminuir essa estatística, foi criado o movimento Maio Amarelo. 

A campanha Maio Amarelo busca conscientizar a população, especialmente os condutores de veículos, sobre boas práticas que devem ser adotadas no dia a dia. 

É fundamental que a gente reflita sobre como cada um pode fazer sua parte para minimizar essas taxas. Por se tratar de um tema tão importante, preparamos um conteúdo específico.

Aqui na Trocafone, incentivamos o uso das tecnologias, que facilitam nossas ações no dia a dia.Mas, hoje, vamos conversar, também, sobre a hora de deixar o smartphone de lado por alguns instantes. 

Além de mostrar qual o objetivo do Maio Amarelo, vamos falar sobre algumas medidas simples que ajudam a aumentar a segurança de motoristas, passageiros e pedestres no trânsito. 

O que é Maio Amarelo?

O Maio Amarelo é uma iniciativa internacional de conscientização no trânsito. Mas por que o mês de maio? E por que a cor amarela?

No dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito

Já se passaram mais de 10 anos desde a resolução, mas o Maio Amarelo continua em vigência por causa de seu alinhamento às diretrizes para a nova década (2021/2030).

No Brasil, a data ganhou ainda mais força depois da publicação da Política Nacional de Trânsito, de 18 de dezembro de 2014, que definiu estratégias para assegurar a proteção da integridade humana. 

Em 2022, o movimento Maio Amarelo completa 9 anos. Com o slogan “Juntos salvamos vidas”, as entidades parceiras, as ONGs, as secretarias de trânsito e a sociedade civil  buscam propagar informações que salvam vidas. 

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção e e alerta no trânsito. O laço utilizado no movimento segue a mesma ideia da conscientização no combate a doenças, como o câncer. 

Laço de fita amarelo remetendo ao maio amarelo

Qual o objetivo da campanha Maio Amarelo?

Quase 90% dos acidentes registrados no mundo são causados por imprudência dos motoristas. Percebendo o altíssimo índice, Poder Público e sociedade civil se reuniram para tentar frear esses acontecimentos. 

Pensando nesse tema da segurança, a campanha do Maio Amarelo foi criada para mobilizar a sociedade e prevenir ocorrências que poderiam ser evitadas. 

O intuito é assegurar que todo cidadão possa se locomover de maneira segura, preservando a própria vida e a de outros indivíduos. 

A ideia é que durante o ano, principalmente em maio, sejam desenvolvidas ações relacionadas ao trânsito que estejam comprometidas com o bem-estar social.

5 dicas de segurança no trânsito

Aqui no nosso texto, vamos focar em dicas para os condutores de veículos, mas é primordial ter em mente que cada pessoa que está circulando nas ruas precisa tomar cuidados. 

Manter um trânsito seguro é responsabilidade de todo cidadão É preciso que os motoristas dirijam com prudência e que os pedestres também estejam atentos o tempo todo. 

Para garantir a proteção de todos, é importante seguir algumas orientações:

Respeite a sinalização

Os semáforos e as placas servem para orientar e informar os motoristas sobre o estado das vias e sobre as regras de tráfego no local. 

Antes de uma sinalização ser colocada em prática, são feitos muitos estudos com profissionais especializados em segurança. 

Para delimitar os limites de velocidade, por exemplo, são examinados pontos como fluxo de pessoas, tamanho da via e volume do tráfego. 

Tudo isso é calculado para garantir que os veículos possam fazer suas manobras com uma margem tranquila para parar totalmente o carro antes de causar um acidente. 

Use cinto de segurança

Imagem representando a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança

O cinto de segurança, ao contrário do que muita gente pensa, não é um acessório, mas, sim, um dispositivo de segurança obrigatório para todos os ocupantes de um veículo. 

Sua função é proteger os ocupantes de serem arremessados em caso de impacto, evitando que se machuquem e que firam outros passageiros. 

Além de poder gerar sequelas irreversíveis em casos de acidentes, a falta do uso do cinto de segurança gera aplicação de multa de natureza grave.  

Se beber, não dirija

Todo mundo já está cansado de saber que álcool e direção não combinam, não é? Mesmo assim, a embriaguez no volante é uma das principais causas de morte no trânsito

Se for a algum lugar com a intenção de ingerir bebidas alcóolicas, não vá de carro. Utilize o transporte público ou eleja o “motorista da rodada”. 

Sinalize suas ações

Da mesma forma que obedecer os semáforos e as demais indicações de trânsito, sinalizar as ações é uma forma simples de o motorista minimizar o número de ocorrências no trânsito. 

Sempre que for fazer alguma conversão, faça o uso da seta. Só assim os outros condutores poderão prever suas ações, evitando acidentes. 

Evite usar o celular enquanto dirige

O celular, quando usado com o carro em movimento, vira uma grande distração para o condutor. Além de ter que tirar a mão do volante, ele perde parte da visão da pista. 

A pessoa que dirigir manuseando o aparelho comete uma infração gravíssima. A regra é válida, inclusive, para motoristas de aplicativos, que, muitas vezes, precisam recorrer ao smartphone para visualizarem o caminho da corrida. 

Existem algumas alternativas, nesses casos. O celular pode ser usado no suporte, desde que seu encaixe seja feito em um local que não comprometa a condução correta do veículo.

O motorista pode acompanhar o trajeto pelo celular no suporte. Entretanto, se precisar mexer no aparelho para mudar uma rota, é necessário estacionar o veículo e fazer a alteração com o carro parado. 

Você sabia dessas regras de trânsito? Esse é um dos principais objetivos do Maio Amarelo: levar informações sobre a segurança! Para continuar se mantendo informado, conheça todos os conteúdos do nosso blog!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!