Ícone do site Blog Trocafone

O que é ChatGPT: saiba como funciona o chatbot com inteligência artificial

Capa blog-post O que é ChatGPT: saiba como funciona o chatbot com inteligência artificial

Nas últimas semanas, o ChatGPT, ferramenta super avançada de inteligência artificial, ganhou muita popularidade em diversos países, incluindo o Brasil. Neste texto, você vai saber o que é ChatGPT, o que ele faz e como ele se tornou o aplicativo com maior crescimento da história. 

De acordo com o banco suíço UBS, em matéria publicada pela Forbes, o ChatGPT atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos em apenas dois meses de funcionamento. Para se ter uma ideia, o Tik Tok, uma das plataformas mais acessadas do mundo, demorou nove meses para atingir essa marca, e o Instagram levou dois anos e meio.

Criado pela empresa OpenAI, que teve Elon Musk como seu cofundador, o sistema tem contato com investimentos multibilionários para alavancar os avanços da tecnologia e introduzir novas ferramentas no dia a dia. Veja, a partir de agora, os principais detalhes da plataforma. 

O que é ChatGPT

Criado pela empresa OpenAI, o ChatGPT é um chatbot que usa inteligência artificial para interagir com usuários. Ou seja, ele é um modelo de linguagem de programa de computador que busca simular uma conversa como se fosse uma pessoa. 

Falando assim, pode até parecer uma assistente virtual, como a Alexa ou a Siri, mas a tecnologia do ChatGPT é ainda mais precisa. Grande parte do sucesso do robô se dá pela complexidade das respostas desenvolvidas pelo sistema, que é capaz de escrever textos longos e completos. 

Outro diferencial do chatbot da OpenAI é que ele conversa de uma maneira muito mais próxima de um ser humano. Isso é possível porque, nele, é aplicada uma técnica de linguagem de reforço de aprendizado por feedback humano,  chamada em inglês de RLHF. Ele também é capaz de admitir erros e rejeitar solicitações inapropriadas. 

O que a inteligência artificial é capaz de fazer

Se você ficou impressionado quando leu, acima, o que é ChatGPT, espere até o final deste texto para saber tudo o que ele consegue fazer, de maneira rápida e eficiente. Separamos as principais tarefas que o chatbot consegue executar: 

Sempre que surgem novas ferramentas aparecem, pontos a serem aprimorados, como esses casos das respostas às dúvidas tiradas e dos “conselhos” dados pelo robô. 

No caso do conselho, na própria capa do site a OpenAI alerta que eles podem ser distorcidos ou até mesmo ofensivos, e que o objetivo da plataforma não é ser conselheiro de ninguém. Além dessas incertezas, outras dúvidas estão surgindo em relação à plataforma. 

Os receios sobre a utilização do ChatGPT

A apresentação do Chat GPT gerou algumas preocupações, tanto por parte dos usuários quanto por professores, profissionais da comunicação e pessoas ligadas a diversas formas de artes. 

Desde o anúncio da ferramenta, foram abertas discussões sobre direito autoral, a possibilidade de o robô contribuir para uma interrupção dos negócios criativos e  aumento da disseminação de desinformação. Apesar de, muitas vezes, mostrar respostas corretas para os questionamentos, o ChatGPT exibe alguns retornos equivocados. 

Na área da educação, professores temem que os alunos encontrem respostas prontas para suas tarefas, desestimulando o pensamento crítico, a produção de conteúdo próprio e a criatividade. 

Como testar a ferramenta

Qualquer pessoa pode, de forma gratuita, criar uma conta para interagir com o robô virtual. Se, depois desse teste, o usuário quiser experimentar outras funções, ele pode contratar os pacotes pagos do ChatGPT Plus, que custam 20 dólares por mês – cerca de 100 reais, na cotação atual. 

Para fazer testar as funcionalidades e acessar as respostas da inteligência artificial, siga o passo a passo:

  1. Entre no site https://chat.openai.com/chat;
  2. Clique no quadradinho em branco para confirmar a opção “Confirme que você é humano”;
  1. Selecione a opção “Sign Up” para criar uma conta. Caso você já tenha cadastro, toque em “Login” para inserir seus dados; 
  1. Passando para a próxima etapa, em  “Create an OpenAI account”,  insira um e-mail e uma senha para confirmar a criação da conta. É possível, também, com um endereço Google ou Microsoft Account.

Observação: Caso o sistema esteja “congestionado”, será exibida uma mensagem comunicando que a plataforma está ocupada e que você pode pedir para que seja emitido um aviso para quando ele estiver disponível. Enquanto isso, o ChatGPT vai escrevendo sobre diversos assuntos na tela. 

  1. Com a ferramenta ativa, depois de confirmar todas as informações solicitadas, clique em “Try it”, que aparece no topo da tela;
  2. Comece sua conversa com o ChatGPT! 

Vale ressaltar que, além de saber o que é ChatGPT e como funciona o sistema OpenAI, é fundamental saber usar a ferramenta com prudência e senso crítico, evitando que a experiência se torne negativa. Gostou de saber da novidade? Acesse o Blog da Trocafone e confira outros conteúdos super interessantes!

Analista de Conteúdo da Trocafone. Formada em memes e fofocas pela faculdade da vida, e Jornalista e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Adoro olhar produtos de decoração de casa que nunca vou comprar, mas é uma prática que não recomendo. Aqui, vamos falar sobre tecnologia, sustentabilidade e smartphones.

Sair da versão mobile