Na hora de comprar um smartphone novo, algumas pessoas prestam mais atenção na câmera, enquanto outras optam por aquele com um design diferenciado. Para quem não abre mão de um joguinho, o interesse deve estar voltado para os melhores celulares para jogos

Uma pesquisa, realizada em 2022, mostrou que 3 em cada 4 brasileiros consome jogos eletrônicos. Desse público, quase metade usa o telefone como principal meio para acessar os games. 

Esses dados reforçam que, mesmo tendo ganhado mais força como instrumento de trabalho, os aparelhos móveis ainda são formas muito potentes de entretenimento. 

Se você gosta do mundo dos jogos e quer melhorar sua experiência como usuário, confira os pontos relevantes na hora de escolher o produto e veja a lista com os melhores celulares para jogos disponíveis em 2022

O que levar em conta para escolher um smartphone gamer

Os jogos mobile, como são chamados os aplicativos de game instalados em celulares, têm conquistado muitos usuários e movimentado a economia mundial. 

Observando esse movimento, grandes marcas de tecnologia, como Samsung e Motorola, passaram a desenvolver aparelhos voltados para os gamers. 

Mas o que faz um smartphone ser considerado bom para jogos? A seguir, separamos alguns itens que devem ser levados em conta durante a escolha do melhor celular para jogos: 

  • Tela: as telas maiores tendem a deixar os usuários mais confortáveis. Além de facilitarem a visualização dos detalhes, uma resolução alta ajuda a melhorar a fluidez da imagem e a fidelidade das cores;
  • Processador: responsável por repassar as informações para os componentes do aparelho. Quanto maior for o processador, mais rápidas e eficientes são as respostas aos comandos; 
  • Bateria: os processadores mais potentes, indicados para games, usam mais energia e, por isso, é importante investir em bateria com boa autonomia;
  • Memória RAM: funciona como se fosse o HD do aparelho, ou seja, onde são guardadas os dados. Os apps de jogos costumam ser pesados, demandando memória RAM com bom armazenamento; 
  • Acessórios: alguns aparelhos são compatíveis com fones e controles de computador para mobile games. 

Todos os elementos que acabamos de mostrar devem ser analisados juntamente com outras opções de recursos e com a faixa de preço. 

Jogos mais elaborados exigem um celular mais avançado, o que faz com que seu valor seja mais alto. Continue a leitura para conhecer os melhores celulares para jogos, levando em consideração diferentes orçamentos. 

Os melhores celulares para jogos

Agora que você já sabe o que é necessário observar na hora de comprar um aparelho gamer, confira a lista com os melhores celulares para jogos disponíveis atualmente. Separamos aparelhos de diferentes marcas e os dispusemos em ordem aleatória. 

Asus Rog Phone 2

O Rog Phone 2, da Asus, é um modelo essencialmente gamer. Seu design foi inspirado no mundo dos jogos, com tela de 120Hz e uma bateria super duradoura, de 6000mAh

O armazenamento de 512GB, combinado à memória RAM de 12GB, permite que o usuário instale jogos avançados sem perder a velocidade de navegação e o desempenho de outras funções. 

A tela, de 6,59 polegadas, possui resolução de 1080 x 2340 pixels a 391 ppi.  O chipset é o Snapdragon 855 Plus Qualcomm SDM855, e o processador é de 1x 2.96 GHz Kryo 485 + 3x 2.42 GHz Kryo 485 + 4x 1.8 GHz Kryo 485.

Motorola Moto G200 5G

O G200 5G, da marca Motorola, conta com frequência de 144 Hz, dando mais fluidez aos jogos que aparecem em sua tela Max Vision, de 6,8 polegadas. 

A qualidade das imagens em Full HD+  de 2.460 x 1.080 pixels fica ainda melhor com o recurso HDR10, que traz cores mais vibrantes e realistas

A memória RAM de 8GB, aliada ao armazenamento de 256GB, faz com que o processador Qualcomm Snapdragon 888+ octa core de até 2,95 GHz + GPU Adreno 660 consiga manter sua potência. A bateria tem autonomia de 5.000 mAh e possibilidade de carregamento rápido de 33W. 

Samsung Galaxy A52s 5G

Considerado por muitos usuários como o melhor celular para jogar Free Fire, o Samsung Galaxy A52s 5G, sucessor do Galaxy A52, possui tela Super AMOLED de 120Hz de frequência, 6,5 polegadas de dimensão e resolução Full HD+ de 2.400 x 1.080 pixels.

O gerenciamento de energia por inteligência artificial e a tecnologia de áudio Dolby Atmos são potencializados pelo modo Game Booster, que melhora ainda mais o desempenho dos games no aparelho. 

A memória RAM é de 6GB e o armazenamento interno é de 128GB, expansível com cartão MicroSD. A compatibilidade com a rede 5G confere a rapidez necessária para, junto com o processador Qualcomm Snapdragon 778G octa-core de até 2,4 GHz + GPU Adreno 642L, oferecer uma ótima experiência.

Em relação à bateria, o Samsung Galaxy A52s conta com 4.500 mAh e com a opção de carregamento rápido de 25W. É o tempo de ir pegar uma água enquanto o aparelho recebe uma recarga turbo! 

iPhone 11 Pro

É claro que não ia ter uma lista com os melhores celulares para jogos sem que tivesse um aparelho da Apple, não é verdade? 

O iPhone 11 Pro foi desenvolvido com funcionalidades já direcionadas para gamers. Com opções de armazenamento de 64GB, 256GB e 512GB, o aparelho conta com 4GB de RAM e o processador 2x 2.65 GHz Lightning + 4x 1.8 GHz Thunder.

A tela, de 5,8 polegadas, tem resolução de 1125 x 2436 pixels a 463 ppi de densidade. A bateria é de 3046 mAh, um pouco abaixo da capacidade dos modelos que mostramos anteriormente. 

Apesar dessa desvantagem, o iPhone 11 Pro apresenta diferenciais muito interessantes, como a tecnologia Neural Engine de oito núcleos, que faz com que ele seja até 20% mais rápido e utilize cerca de 15% a menos de energia. Qual dos melhores celulares para jogos chamou mais sua atenção? Na página de celulares da Trocafone você encontra muitas outras opções. Clique aqui e confira agora mesmo!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!