Nas últimas semanas, o ChatGPT, ferramenta super avançada de inteligência artificial, ganhou muita popularidade em diversos países, incluindo o Brasil. Neste texto, você vai saber o que é ChatGPT, o que ele faz e como ele se tornou o aplicativo com maior crescimento da história. 

De acordo com o banco suíço UBS, em matéria publicada pela Forbes, o ChatGPT atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos em apenas dois meses de funcionamento. Para se ter uma ideia, o Tik Tok, uma das plataformas mais acessadas do mundo, demorou nove meses para atingir essa marca, e o Instagram levou dois anos e meio.

Criado pela empresa OpenAI, que teve Elon Musk como seu cofundador, o sistema tem contato com investimentos multibilionários para alavancar os avanços da tecnologia e introduzir novas ferramentas no dia a dia. Veja, a partir de agora, os principais detalhes da plataforma. 

O que é ChatGPT

Criado pela empresa OpenAI, o ChatGPT é um chatbot que usa inteligência artificial para interagir com usuários. Ou seja, ele é um modelo de linguagem de programa de computador que busca simular uma conversa como se fosse uma pessoa. 

Falando assim, pode até parecer uma assistente virtual, como a Alexa ou a Siri, mas a tecnologia do ChatGPT é ainda mais precisa. Grande parte do sucesso do robô se dá pela complexidade das respostas desenvolvidas pelo sistema, que é capaz de escrever textos longos e completos. 

Outro diferencial do chatbot da OpenAI é que ele conversa de uma maneira muito mais próxima de um ser humano. Isso é possível porque, nele, é aplicada uma técnica de linguagem de reforço de aprendizado por feedback humano,  chamada em inglês de RLHF. Ele também é capaz de admitir erros e rejeitar solicitações inapropriadas. 

O que a inteligência artificial é capaz de fazer

Se você ficou impressionado quando leu, acima, o que é ChatGPT, espere até o final deste texto para saber tudo o que ele consegue fazer, de maneira rápida e eficiente. Separamos as principais tarefas que o chatbot consegue executar: 

  • Redigir textos e mensagens: não é de hoje que a inteligência artificial tem sido usada como chatbot para responder mensagens e solucionar problemas de forma rápida. Mas além de enviar respostas, o ChatGPT fornece textos complexos e mensagens personalizadas para diversos tópicos, como aniversários, feedbacks ou até mesmo conteúdos de humor;  
  • Escrever receitas: quer fazer uma receita diferente? O ChatGPT pode te ajudar. Ele dá o passo a passo completo para que o usuário faça bolos, tortas, sobremesas e pratos diversificados; 
  • Fazer cálculos: além de operações básicas de matemática, como somar, subtrair, dividir e multiplicar, ele consegue realizar operações mais complexas, como potências e raízes quadradas; 
  • Traduzir mensagens diversas línguas: o chatbot da OpenAi consegue fazer traduções em alemão, italiano, chinês, francês, português, espanhol, japonês, coreano e russo. Apesar de ser uma boa ferramenta, é importante lembrar que o ChatGPT é apenas um modelo de linguagem e, por isso, a tradução pode não ser perfeita. A própria plataforma indica que seja feita uma revisão do conteúdo depois da tradução feita pelo robô; 
  • Tirar dúvidas: as pesquisas do ChatGPT ainda estão em desenvolvimento, mas já estão disponíveis para os usuários. Diferentemente do Google, que mostra as fontes da informação e as matérias mais atualizadas, o robô armazena coleta de dados coletados na internet até o ano de 2021, sem citar a origem daquelas ideias; 
  • Dar dicas e conselhos: além de auxiliar na organização pessoal, o robô dá dicas sobre várias questões, que vão desde um filme para ver no final de semana até uma sugestão de presente para dar para sua namorada que adora jogos. Ele também dá conselhos sobre o que fazer se estiver triste ou desanimado. 

Sempre que surgem novas ferramentas aparecem, pontos a serem aprimorados, como esses casos das respostas às dúvidas tiradas e dos “conselhos” dados pelo robô. 

No caso do conselho, na própria capa do site a OpenAI alerta que eles podem ser distorcidos ou até mesmo ofensivos, e que o objetivo da plataforma não é ser conselheiro de ninguém. Além dessas incertezas, outras dúvidas estão surgindo em relação à plataforma. 

Os receios sobre a utilização do ChatGPT

A apresentação do Chat GPT gerou algumas preocupações, tanto por parte dos usuários quanto por professores, profissionais da comunicação e pessoas ligadas a diversas formas de artes. 

Desde o anúncio da ferramenta, foram abertas discussões sobre direito autoral, a possibilidade de o robô contribuir para uma interrupção dos negócios criativos e  aumento da disseminação de desinformação. Apesar de, muitas vezes, mostrar respostas corretas para os questionamentos, o ChatGPT exibe alguns retornos equivocados. 

Na área da educação, professores temem que os alunos encontrem respostas prontas para suas tarefas, desestimulando o pensamento crítico, a produção de conteúdo próprio e a criatividade. 

Como testar a ferramenta

Qualquer pessoa pode, de forma gratuita, criar uma conta para interagir com o robô virtual. Se, depois desse teste, o usuário quiser experimentar outras funções, ele pode contratar os pacotes pagos do ChatGPT Plus, que custam 20 dólares por mês – cerca de 100 reais, na cotação atual. 

Para fazer testar as funcionalidades e acessar as respostas da inteligência artificial, siga o passo a passo:

  1. Entre no site https://chat.openai.com/chat;
  2. Clique no quadradinho em branco para confirmar a opção “Confirme que você é humano”;
Printscreen da página "confirme que você é humano", no site oficial do OpenAI ChatGPT.
  1. Selecione a opção “Sign Up” para criar uma conta. Caso você já tenha cadastro, toque em “Login” para inserir seus dados; 
Printscreen da página de login no site oficial do OpenAI ChatGPT.
  1. Passando para a próxima etapa, em  “Create an OpenAI account”,  insira um e-mail e uma senha para confirmar a criação da conta. É possível, também, com um endereço Google ou Microsoft Account.

Observação: Caso o sistema esteja “congestionado”, será exibida uma mensagem comunicando que a plataforma está ocupada e que você pode pedir para que seja emitido um aviso para quando ele estiver disponível. Enquanto isso, o ChatGPT vai escrevendo sobre diversos assuntos na tela. 

Printscreen da página do site oficial do OpenAI ChatGPT com o escrito "ChatGPT is at capacity right now"
  1. Com a ferramenta ativa, depois de confirmar todas as informações solicitadas, clique em “Try it”, que aparece no topo da tela;
  2. Comece sua conversa com o ChatGPT! 

Vale ressaltar que, além de saber o que é ChatGPT e como funciona o sistema OpenAI, é fundamental saber usar a ferramenta com prudência e senso crítico, evitando que a experiência se torne negativa. Gostou de saber da novidade? Acesse o Blog da Trocafone e confira outros conteúdos super interessantes!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!