Em dezembro de 2022, foi divulgada a nova ferramenta do Instagram que auxilia os usuários que tiveram seus perfis hackeados. A versão teste foi aprovada e, em 2023, o recurso já está disponível em todas as contas

A medida extra de proteção veio em boa hora. Segundo um levantamento da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em janeiro de 2022 foram registrados 388 boletins de ocorrência envolvendo contas de Instagram invadidas – sem contar os casos não denunciados. 

Na maioria das situações, os criminosos usavam a rede social para tentar vender produtos abaixo do preço de mercado, como se fossem objetos usados da própria pessoa que teve a conta atacada, ou para pedir algum depósito em dinheiro. 

Se o seu perfil foi hackeado, fique atento às instruções que vamos dar para você tentar recuperar a sua conta com a nova ferramenta do Instagram.  Veja, também, como proteger sua página para que o problema não volte a acontecer. 

Recuperar conta hackeada com nova ferramenta do Instagram

O primeiro passo que o indivíduo que teve a conta do Instagram hackeada deve seguir é entrar no endereço https://www.instagram.com/hacked/, pelo computador ou pelo celular. Depois, ele deve preencher um pequeno formulário inicial. 

Assim que entrar no site, o usuário vai visualizar a pergunta “Por que você não consegue acessar a sua conta?”, como observado no print da tela que mostraremos agora. 

Printscreen da tela principal do site https://www.instagram.com/hacked/
Printscreen da tela principal do site https://www.instagram.com/hacked/

Abaixo da pergunta, a pessoa deverá selecionar uma das seguintes opções relacionadas aos detalhes do problema: 

  • Minha conta foi invadida;
  • Esqueci minha senha;
  • O código de login foi enviado para um número de celular ou email ao qual não tenho acesso;
  • Alguém usou meu nome, fotos ou informações para criar uma conta nova;
  • Minha conta foi desativada;
  • Outra coisa.

Para recuperar o perfil, o usuário deve seguir as instruções específicas, de acordo com o que ele marcou dentre as possibilidades que acabamos de apresentar. 

Ainda não é possível enviar uma mensagem direta para o Instagram para denunciar um perfil suspeito, mas a empresa está testando novos meios para viabilizar esse aviso. Enquanto isso, o Instagram passou a permitir, em algumas contas, que amigos confirmem a identidade da pessoa que teve a conta hackeada para auxiliar na recuperação do perfil. Nesse caso, o usuário pode optar para que dois amigos verifiquem que é você mesmo que está pedindo acesso a sua conta.

Como aumentar a segurança da sua conta

O mundo das redes sociais ainda é um espaço em constante melhorias, e é claro que existem muitas situações imprevisíveis e que fogem completamente do nosso controle, especialmente quando estamos lidando com hackers. Mas, aqui, vamos mostrar como você pode diminuir significativamente suas chances de ter a conta hackeada:

Use senhas fortes

Uma das dicas mais básicas de proteção para qualquer aparelho é definir uma senha forte. Por isso, nada de datas de aniversário, combinações simples ou associações óbvias, como o nome do seu cachorrinho. Utilize números, caracteres especiais, letras minúsculas e maiúsculas. 

Apesar de ser mais prático, não utilize as mesmas senhas em todos os seus aplicativos. Se já é ruim alguém descobrir uma senha sua, imagine descobrir todas! Caso tenha a tendência de esquecer, anote em lugar seguro – que não seja o celular, né?

Evite, também, deixar as senhas salvas para que o login seja feito de forma automática, pois com o smartphone desbloqueado qualquer pessoa pode acessar os dados do aparelho. 

Habilitar a autenticação em dois fatores

Para aumentar a segurança das redes sociais no celular, é importante ativar a autenticação em dois fatores, também conhecida como verificação em duas etapas, através dos seguintes comandos:

  1. Abra sua conta no Instagram;
  2. Entre na tela de perfil;
  3. Clique nos três traços, no canto superior direito;
  4. Siga os próximos passos, selecionando as opções “Configurações” > “Segurança” > “Autenticação de dois fatores”;

Nessa última etapa, o usuário deve escolher entre três métodos de verificação, além dos códigos de reserva adicionais: SMS, Whatsapp ou aplicativos de autenticação. Basta selecionar a opção desejada e seguir as orientações específicas do Instagram para a alternativa escolhida. 

Preste atenção ao selo de verificação

Recentemente, o Instagram anunciou uma outra ferramenta para aumentar a segurança dentro da plataforma. A partir de agora, o emblema do selo de verificação azul passará a ser exibido em mais lugares, como stories e mensagens diretas (DMs). 

A intenção é que o usuário consiga identificar de maneira rápida se o perfil com o qual ele está interagindo é o original, dando mais autenticidade para a conta.  

Outras novidades do Instagram

Nos últimos meses, o Instagram apresentou uma série de novidades, como o recurso “Sua Vez”. Ele permite que o usuário indique amigos para participar de ações indicadas pelo adesivo “passar adiante”, em uma espécie de corrente via vídeos dos reels. 

Para participar, basta encontrar uma postagem com a figurinha, clicar na opção de resposta e fazer o seu material. Ele pode ser publicado tanto no perfil de quem começou a trend como no próprio perfil de quem respondeu. 

Outra atualização que deu o que falar foi a das notas nas DMs, que, agora, permitem que sejam publicadas mensagens curtas, de até 60 caracteres. Elas ficam fixadas acima da caixa de entrada principal das mensagens diretas por 24 horas, e o usuário pode escolher se quer deixá-la visível para todos os seguidores ou apenas para os melhores amigos.

Gostou de conhecer a nova ferramenta do Instagram? No blog da Trocafone você encontra diversos materiais sobre os mais variados assuntos relacionados a redes sociais, tecnologia, sustentabilidade e, claro, sobre os melhores aparelhos do mercado. Clique aqui e confira!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!