Um dispositivo que não consegue reconhecer o chip (SIM Card) pode ser incômodo. No entanto, na maioria das vezes para descobrir o problema é preciso entender como o aparelho se comporta.

A seguir veja algumas situações que pode indicar o motivo do problema.

Troque o adaptador do celular

O que fazer quando seu celular não reconhece o chip?

Os adaptadores são itens comuns entre os usuários, pois permitem utilizar o SIM Card (Nano SIM) em um aparelho que apresenta outro formato.

Este acessório é tão prático que até mesmo as operadoras vendem como um cartão de “triplo corte”. Este nano SIM apresenta duas molduras de plástico e ajuda a adequar os smartphones com outros formatos.

Entretanto, como são de plástico, é possível que se desgastem com o tempo. Logo pode fazer com que o cartão fique desalinhado, portanto, como solução troque o acessório, pois em alguns casos o aparelho pode voltar a reconhecer o chip.

Limpe os contatos do cartão

A sujeira (oxidação) pode trazer problemas, porém, uma simples limpeza pode resolver. Para limpar, pegue uma borracha escolar e passe sobre os contatos até que fiquem limpos.

Outro modo é usar o álcool isopropílico para a limpeza com um cotonete. Pegue o item e limpe de forma delicada e aguarde o álcool evaporar.

Experimente seu cartão em outro aparelho

O que fazer quando seu celular não reconhece o chip?

Esta dica é muito simples, basta tirar o seu cartão SIM do aparelho e inserir em outro. Caso o mesmo não for reconhecido indica que está com defeito. Portanto, vá até a sua operadora e peça um novo CHIP.

Use outro CHIP no seu aparelho

Para saber se o problema é com o seu dispositivo pegue um cartão que funcione e faça o teste. Se for reconhecido, é sinal que o seu smartphone está tudo bem. Caso o contrário, pode ser problema no celular.

Esse casos podem indicar que a placa está deformada e isto faz com que a conexão seja prejudicada.

Redefinir o telefone

Se o celular não reconhece o chip depois de uma atualização, pode ser algo errado no processo. Faça uma restauração de fábrica (Configurar / Fazer Backup e Redefinir / Configuração original/ Redefinir Telefone), mas não se esqueça do backup. Porém, se nenhum destes itens funcionar vale procurar por uma assistência técnica.

Gostou das dicas? Conseguiu resolver o problema do celular não reconhecer o chip? Conta pra gente nos comentários qual foi a solução! Aproveite e não deixe de acompanhar nossas redes sociais e veja outras dicas deste universo.