A tecnologia OTG (USB On The Go) permite que o usuário conecte os dispositivos USB comum direto no Android. A maior parte dos usuários utiliza este cabo para dispositivos de armazenamento externo, como pen drives, smartphones e outros.

O que poucos sabem é que esta tecnologia possui um potencial elevado e pode ter diversas funções. Para entender um pouco como usar, acompanhe a seguir.

O que é o cabo OTG (USB On The Go)

O cabo OTG permite que aparelhos móveis se conectem com outros. Normalmente estes dispositivos possuem capacidade apenas de ligar em um computador por USB. Já ao usar este item é possível que eles conectem entre si.

Hoje a maior parte dos dispositivos possui suporte, porém, se o seu aparelho é antigo você pode usar um aplicativo. Para a função baixe o USB OTG Checker.

10 funções do cabo OTG (USB On The Go)

Onde usar o dispositivo

1 – Smartphone vira um PC

Com este cabo é possível que você conecte o mouse ou teclado no seu telefone. Para os casos na qual o touch deixar de funcionar ligue o mouse e use para navegar pelos aplicativos.

Com o teclado é possível escrever textos, além disso, o teclado é muito mais confortável que o modelo virtual.

2 – Som externo

Você pode transformar em uma placa de som externa. Você só precisa ter um pequeno conector com USB de um lado e duas entradas para uma tomada comum do outro. De um lado você liga o microfone e do outro funciona como saída para caixa de som ou fone.

A placa de som externa é um dispositivo bem barato e pode ser encontrada em lojas online ou de eletrônicos.

3 – Joystick

Conforme o jogo, o usuário pode conectar o controle com o cabo e jogar Machinarium ou Modern Combat 5, por exemplo. Na Play Store você também pode encontrar outros games que sejam compatíveis.

10 funções do cabo OTG (USB On The Go)

4 – Internet com fio

Se você tiver problemas com sua franquia de dados, como opção vale usar o cabo de rede Rj45. Com o adaptador USB LAN, basta ligar o cabo azul no seu celular com o cabo OTG.

Assim, vai ser possível ter uma conexão segura, sem interferência no sinal.

5 – Impressora

Através do Google Cloud Print é possível imprimir os documentos sem usar fio. Mas para conseguir ativar a impressora é preciso que um computador esteja ligado à mesma e conectado a rede.

Como alternativa, verifique se a impressora pode ser conectada via USB no seu celular.

6 – Carregar outro dispositivo

Com o cabo é possível utilizar a energia de outro aparelho. Para o processo não se esqueça de verificar qual aparelho está carregando e qual está sendo descarregado.

Este método também permite que você faça a transferência de fotos, vídeos, documentos ou músicas.

7 – Controlar da câmera

Com o aplicativo DSLR Controller é possível controlar a câmera pela tela do seu telefone. Com o acessório é possivel controlar o ISO, abertura, a velocidade sem precisar tocar no dispositivo.

8 – Teclados MIDI e microfones

Com o aplicativo Walk Band é possível ter suporte aos teclados MIDI e microfones externos. Com a tecnologia é possível gravar com o smartphone.

9 – Luz de LED

A luz de LED é prática e pode ser útil para substituir a lanterna do celular.

10 – Pen drives, HDs e discos externos

Não é só com o microSD que pode alterar o tamanho do seu celular. Se você deseja transferir ou tirar as fotos e vídeos do celular pode usar o cabo OTG.

Como vimos acima o cabo tem inúmeras funções, mas como foi desenvolvido para PC, pode consumir muito a bateria do seu celular. Fica a seu critério se deseja usar.

Aproveite e nos conte se você já conhecia este acessório? Deixe sua opinião nos comentários.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!